Volta Redonda projeta investimentos para 2018

Revista O Lojista - edição 159 - página 5 - 19/01/2018

Apesar de ser reconhecida com Cidade do Aço há vários anos, Volta Redonda não é mais considerada uma cidade operária. Esta é a maior cidade de toda a região Sul Fluminense em termos econômicos e populacionais e possui uma infraestrutura de comércio e serviços que não fica restrita a um só bairro: ao todo, são cinco centros comerciais. Com esse cenário e importância econômica, o secretário de Economia e Turismo, Joselito Magalhães, contou sobre os planos da prefeitura para valorizar o terceiro setor e aumentar a taxa de empregabilidade da cidade.

Segundo o secretário, a expectativa para 2018 é de crescimento e já é possível enumerar alguns investimentos sinalizados. “Acreditamos que o bom humor já esteja de volta nesse início de ano. A partir de agora é só um processo de recuperação gradativa, que vai depender muito do trabalho do poder público em estar estimulando os negócios e melhorando o ambiente, inclusive, atrair o público consumidor”, completou.

Volta Redonda está chamando a atenção de grandes empresas e uma delas é uma call center italiana. Ela já atua na região, em Piraí, e está em fase de expansão. A prefeitura já recebeu uma carta de intenção assinada aguardando apenas a definição do local para 2018. É uma empresa que vai gerar cerca de mil empregos. Além disso, a cidade possui dois condomínios empresariais prontos que é o João Pessoa, localizado próximo à Casa de Portugal, e o condomínio empresarial do Roma.
- E também temos o novo shopping. As obras estão bastante aceleradas, já temos a previsão de inauguração para outubro de 2018. Ainda em fase de obras, as âncoras já começam suas atividades no início do ano preparando as lojas para a abertura – acrescentou.

Para Joselito, outro ponto que garante o crescimento da economia começou no fim de 2017: a expansão dos serviços públicos. “A gente espera um acréscimo com a retomada das obras federais e estaduais, além das municipais. A liberação da Rodovia do Contorno, por exemplo, abre um novo eixo de desenvolvimento”, explicou.
Uma das metas do prefeito Samuca Silva durante a campanha eleitoral era estabelecer o Regin em Volta Redonda. Esta foi uma das conquistas deste governo, bem no início do mandato. “Hoje a gente já tem um ambiente de negócios melhorado com a possibilidade de emissão de um alvará em até 24 horas, em casos menos complexos. As secretarias envolvidas no processo de abertura de uma empresa têm uma sinergia muito grande. Depois desta conquista, nos tornamos, inclusive, exemplo para os municípios vizinhos”, se orgulhou.

Com relação ao Produto Interno Bruto, o PIB, é possível observar ainda uma dependência muito grande da cidade com a CSN. “A gente procura diversificar ao máximo para ter outros setores com tanta importância quanto. A expectativa é que com a iniciativa das empresas de tecnologia, haja um aumento da empregabilidade. A prefeitura tem feito diversos incentivos voltados para o setor tecnológico. Mas também queremos oportunizar o crescimento das empresas que já estão na nossa cidade”, concluiu.