Notícias

Empresa de turismo alerta sobre documentação para viagens

Revista O Lojista - edição 159 - página 10 - 19/01/2018

Acabaram as férias tradicionais de dezembro e janeiro, mas a possibilidade de fazer uma viagem por um longo período só começou. O Carnaval é uma das épocas do ano que mais movimentam o mercado de turismo. Seja uma viagem de carro, de ônibus ou de avião, é importante que o interessado se atente aos documentos necessários para fechar um pacote de viagens e também para levar junto durante esses dias.

A empresária Cristiane Maia de Souza disse que este é um dos maiores feriados nacionais, por isso, a procura por sua agência de turismo, a Top Cris Viagens, aumenta mais de 50%. Para facilitar o processo para os clientes, ela alertou que o ideal é que o cliente veja a documentação para a viagem com pelo menos dois meses de antecedência da data. Caso contrário, o processo pode atrapalhar o planejamento da viagem, com possibilidade de, até mesmo, ocorrer um cancelamento.

#galeria#

É importante que as pessoas se atentem a carregar o documento correto. “Se você está em algum país diferente, ou em uma cidade mais violenta, como as capitais, o ideal é carregar a documentação em uma bolsa transversal ou dentro da roupa”, indicou. Outra alternativa é andar com uma cópia do passaporte, principalmente no exterior. 

Confira a lista completa de documentos necessários para a viagem:

Viagens Nacionais

Adultos: identidade (documento original com fotos)
Crianças: 
Certidão de nascimento
Em viagens sem os pais, precisa de autorização em duas vias, com foto da criança e com reconhecimento de firma em cartório por autenticidade.

Viagens Internacionais

Adultos:
Identidade: Precisa ter até 10 anos e em bom estado, para países do Mercosul.
Passaporte: Para o restante dos países, que pode ser tirado pelo site da Polícia Federal (dpf.gov.br).
Visto: Para apenas alguns países. Pode ser consultado com o agente de viagem ou no site consulado do país de interesse.
Vacina contra a febre amarela: Necessária com 10 dias de antecedência da viagem.
Crianças:
Todos os itens acima.
Se for viajar com um dos pais, precisa da autorização do outro.
Em viagens sem os pais, precisa de autorização em duas vias, com foto da criança e com reconhecimento de firma em cartório por autenticidade.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir