Notícias

Papelarias registraram aumento nas vendas de material escolar

Revista O Lojista - edição 159 - página 19 - 19/01/2018

O Natal das papelarias de Volta Redonda chegou. Os meses de janeiro e fevereiro são os que mais dão lucro. Isso porque, muitos pais aproveitam para comprar o material escolar, antes da volta às aulas. A expectativa , segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), é que o setor feche o trimestre com pelo menos 20% a mais nas vendas, comparado a outros do ano. “As listas de material são grandes, incluem diversos itens, como livros, material de uso pessoal dos alunos, acessórios, dentre outros. E todo ano, além do material pedagógico que é trocado, os estudantes querem também trocar as mochilas, por exemplo, o que agrega valor às vendas”, analisou Adriano Santos, presidente da CDL-VR. 

Para dar conta da demanda, muitas lojas especialistas, investiram em estoque, trazendo, além do material pedagógico, o que é tendência em acessórios e modelos de cadernos e fichários, por exemplo.  Carolina Ferreira, gerente geral da papelaria Avenida, disse que realiza os pedidos de volta às aulas durante os meses de agosto e setembro do ano anterior. 



“Nós sempre fazemos avaliação dos temas que serão tendência nesse período. Assim, visitamos feiras específicas do setor para ficarmos atualizados e também acompanhamos através das redes sociais o que o está fazendo sucesso entre crianças e jovens. Além disso, nossos clientes nos trazem as demandas e o que eles gostariam de comprar. Ficamos bem atentos a essas dicas”, contou.

Ela contou também que a margem de lucro desses produtos é a mesma dos demais, porém, os produtos licenciados costumam custar mais caro e, consequentemente, trazem um ótimo retorno. “A vantagem de estarmos sempre atentos às novidades é que podemos atender um público mais exigente, que está querendo o quê está na moda”, comentou. Quanto à expectativa das vendas, a gerente garante que são as melhores. A meta é que a venda se mantenha igual a do ano passado. “E isso já será ótimo considerando a queda nas vendas nos últimos dois anos, devido à crise”, acrescentou.

Escolas também investem em melhorias para volta às aulas

As escolas também estão focadas no período escolar que se inicia. No Colégio MV1 Macedo Soares, por exemplo, é feita uma retrospectiva ao final do ano para analisar os pontos positivos e negativos para aprimoramento no ano seguinte. “No início do ano, no retorno dos docentes, fazemos uma reunião com toda a equipe de coordenadores e professores, apresentando o panorama do ano anterior, elaborando planejamentos, traçando metas para atingir os objetivos propostos e apresentando as melhorias que serão realizadas em todo o processo educacional”, contou Mariana Coura Ribeiro, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II da instituição.



São vários os pontos avaliados: a produtividade das turmas; os resultados alcançados nos concursos externos; a carga horária de todos os segmentos; entre outros. Mas o desafio de 2018, segundo Mariana, será no Ensino Médio. “Nós ampliaremos para os primeiro e segundo anos, a adoção do material didático do Sistema de Ensino Bernoulli, proporcionando aos discentes uma forte preparação para o ingresso nas universidades. Além disso, continuaremos investindo em novas tecnologias, mantendo e ampliando nossos projetos, que já são sucesso”, contou.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir