Notícias

Líderes de 12 municípios participam do LÍDER

Revista O Lojista - edição 158 - página 18 - 01/12/2017

A região do Médio Paraíba deu início, nos dias 26 e 27 de outubro, ao Programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), desenvolvido pelo Sebrae/RJ. Neste primeiro encontro de trabalho, realizado em Penedo, no município de Itatiaia, 48 líderes regionais participaram, entre prefeitos, gestores de universidades, empresas e representantes de entidades empresariais. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) está participando com o presidente Adriano Santos, junto com outros diretores.

O Programa Líder é uma iniciativa do Sebrae que já vem sendo desenvolvida em 17 regiões de 12 estados brasileiros, já incluindo o Médio Paraíba, que é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa. Os líderes regionais representam 12 cidades da região que aderiram ao Programa, que terá a duração de dois anos, com previsão para ser finalizado em 2019. 

Ao abrir o encontro em Penedo, o diretor-superintende do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, destacou o objetivo do programa de desenvolver de forma mais sustentável a região.  “O nosso propósito é tornar a região mais sustentável e inovadora, sempre respeitando as diferenças locais. Serão mais de dois anos de trabalho com o objetivo de incorporar e promover nos gestores públicos uma nova visão de gestão para fortalecer as cidades como ambientes competitivos para os negócios”, afirmou. 

Um dos líderes integrantes do grupo, o presidente do Fórum das Entidades Empresariais de Volta Redonda, Evandro Queiroz Glória, que também é diretor da CDL-VR, elogiou a metodologia participativa adotada pelo programa e acredita que a região, de fato, será beneficiada por um desenvolvimento sustentável, respeitando as vocações regionais. “É um fator positivo desta iniciativa do Sebrae juntar no mesmo fórum, o poder público e os líderes privados. Essa integração será muito benéfica para a região. Espero que todos continuem motivados para que possamos atingir os objetivos propostos”, destacou durante o encontro em Penedo.  
A articuladora dos líderes no Médio Paraíba, Ana Lúcia de Araújo Lima, coordenadora do Sebrae/RJ na região, explica que o programa vai gerar oportunidades de integração harmônica entre os representantes regionais dos setores Público, Privado e do Terceiro Setor, despertando a consciência e a motivação dos participantes na promoção do desenvolvimento sustentável. 

“Mais de 50 líderes, entre empreendedores, prefeitos, universidades e pessoas que fazem a diferença em seus territórios fazem parte deste grupo. Todos os municípios estão trabalhando, se dedicando e se esforçando para construir uma região mais sustentável, mais inovadora e sempre respeitando as diferenças locais. Serão mais de dois anos de trabalho, então muito transpiração vem por ai!!”, comemorou. 

O programa está dividido em duas fases e deve ser finalizado em 2019. A Fase 1 terá oito meses de trabalho, de outubro/17 a junho do ano que vem, onde serão identificadas  a situação regional, o desenvolvimento da Liderança Empreendedora, além de outras ações. Nesta etapa o grupo se estrutura, constrói estratégias de desenvolvimento e se institucionaliza, com elaboração do Plano de Ação. Na última fase, o programa será institucionalizado, com monitoramento de resultados e orientação no foco das ações, ampliação do grupo e amplificação dos resultados. Esta fase será desenvolvida entre Julho/2018 a setembro/2019. 

O LÍDER

 O Projeto Nacional LÍDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional – foi idealizado em 2008 e é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada). 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir