VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

Revista O Lojista - edição 157 - página 13 - 08/11/2017

Desde meados da década de 1990, com a criação do Plano Real e a consequente estabilização da nossa moeda, poucas foram as profissões que tiveram tamanha valorização como a do contador. A valorização do profissional contábil ocorreu pois as empresas passaram a ter outra forma de organizar suas finanças e estratégias, com a época de hiperinflação recém-terminada.

Isso foi consequência da necessidade das empresas em encarar uma nova realidade. Um cenário de estabilidade e que permitia a elaboração de estratégias a partir da análise das demonstrações e dados financeiros.

Maior necessidade por parte das empresas

Como até aquele momento os profissionais de contabilidade eram mais vistos como funcionários públicos pagos pelas empresas, pois apenas serviam para dizer quanto as empresas pagariam de impostos, a visão por parte delas mudou.

Como as estratégias deixaram de ser baseadas apenas em propaganda e qualidade de serviços e produtos oferecidos, a possibilidade de investimentos de longo prazo passaram a ser identificados com antecedência, por exemplo. Isso fez com que as empresas vissem a necessidade do conhecimento do profissional contábil.
Com esse cenário, aumentou o número de contratação de profissionais da área para servirem não somente como instrumentos de arrecadação tributária, mas para ajudarem na definição de estratégias empresariais baseadas em diminuição de custos e planejamento de longo prazo, o que antes não era viabilizado por causa da inflação elevada.

Braço direito no processo de gestão

Por mais que um empresário saiba dos detalhes produtivos, operacionais e entenda de que maneira seus clientes querem um serviço ou um produto, eles não têm condições de compreender todos os aspectos legais que norteiam um processo de gestão financeira. Esse é exatamente o campo de trabalho do profissional contábil.

Ele entende dos detalhes jurídicos, sabe onde, como e quando os recursos financeiros devem ser investidos e isso ajuda de maneira efetiva os gestores durante o processo de gestão financeira.

O que antes era uma responsabilidade completa dos proprietários, hoje pode ser dividido com os profissionais da contabilidade. Principalmente em tempos de crise, esse trabalho pode ajudar a identificar as melhores alternativas de investimento e de manutenção da saúde financeira das empresas.

Fonte: BLB BRASIL - ESCOLA DE NEGÓCIOS