Notícias

CDL-VR participa do III Fórum Nacional do Comércio

Revista O Lojista - edição 157 - página 6 - 08/11/2017

A cultura digital foi apontada como elemento essencial na transformação do varejo durante o III Fórum Nacional do Comércio, realizado em Brasília, nos dias 24 e 25 de outubro. “O Papel do Varejo na Retomada do Crescimento” foi tema desta edição, que reuniu empresários, políticos e lideranças do Sistema CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e contou com as palestras do fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino; e do CEO da Sambatech, Gustavo Caetano. A CDL-VR também esteve presente nos dois dias de evento com o objetivo de trazer novas ideias para Volta Redonda. A comitiva contou com o presidente Adriano Santos; a gerente, Sabrina Ribeiro; e diretores, que teve ainda o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR), Jerônimo dos Santos. 

O presidente Adriano Santos ressaltou que o pequeno empresário é um dos maiores empregadores do país, por isso, vários representantes do Poder Público estiveram presentes no Fórum. Foi discutido no evento sobre a retomada do crédito, a melhoria da economia e o papel do varejo no desenvolvimento econômico do país. “O Fórum acontece a cada dois anos e ele proporciona a oportunidade de manter as CDL´s atualizada sobre as tendências do varejo e as mudanças econômicas que estão por vir para que a gente possa transferir esse conhecimento para o associado”, contou Santos. 

No painel “Crescendo com inovação”, mediado pela jornalista Renata Ceribelli, Serrentino falou sobre os principais desafios de inovar no setor. O consultor, com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo, afirmou que o mundo digital faz com que as empresas varejistas repensem seus modelos de negócios. 
“O empresário inova quando identifica maiores oportunidades de gerar valor para o seu cliente. É preciso inserir a cultura digital no ambiente de varejo, gerando engajamento de pessoal e mudanças no modelo de gestão”, analisou Serrentino. 

Considerado uma das mentes mais inovadoras do país, Gustavo Caetano, CEO da Sambatech, falou da sua experiência profissional com a inovação em grandes empresas. Para ele, o diferencial está em buscar soluções em mercados inexplorados e não criar resistência diante das mudanças. “Ter um propósito para inovar de forma que melhore a vida das pessoas tentando resolver algo que está errado é essencial. Planejar menos e executar mais também é um caminho para excelentes resultados”, destacou o Caetano.  Segundo o especialista, bloqueios mentais e a resistência a novas ideias fazem com que as pessoas não consigam sair do lugar. 
O Fórum seguiu com o painel “O Setor de Comércio e Serviço e a Retomada do Crescimento Econômico”. Em seguida, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fez o encerramento do evento com uma palestra sobre o cenário da economia nacional.

Fórum

Criado em 2013 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Fórum Nacional do Comércio objetiva criar momentos de discussão sobre a economia do país, além de ampliar o debate para a esfera política, econômica e institucional, com o firme propósito de submeter ao poder público propostas que redirecionem a política econômica para assegurar maior competitividade às empresas dos setores de Comércio e Serviços. 

Com 27 Federações Estaduais e mais de 1.500 Câmaras de Dirigentes Lojistas em todo o Brasil, o Sistema CNDL incentiva suas empresas associadas a participarem do III Fórum Nacional do Comércio, visando adquirir o conhecimento de novas técnicas utilizadas para fomentar os negócios, a troca de informações e experiências melhorando ainda mais a articulação institucional. O público alvo participante do evento é formado por lojistas, com ampla potencialidade para mobilizar a realização de negócios.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir