Notícias

Aconteceu

Revista O Lojista - edição 157 - página 4 - 08/11/2017

Feira de Educação e Carreira é realizada na Ilha São João



O pavilhão da Ilha São João recebeu de 19 a 22 de outubro a primeira edição da Feira de Educação e Carreira de Volta Redonda. O objetivo do evento foi estimular a empregabilidade, desenvolvimento de carreira e o pensamento crítico e criativo. Mais de 50 expositores estiveram divulgando vagas, projetos e oportunidades de emprego e estudos na Ilha. A feira é uma realização da Associação Comercial Agropastoril de Volta Redonda, a Aciap, em parceria com a Prefeitura. 

A feira já é considerada a maior do ramo em todo interior do Estado do Rio de Janeiro e o presidente da Aciap, Joselito Magalhães, destacou a importância do projeto para a região. “A primeira e grande decisão que temos na vida é a escolha da profissão e muitos jovens perdem tempo no processo de escolha, pois querem seguir a mesma profissão dos pais. Faltava em Volta Redonda um evento como esse, para nortear esses estudantes. Agora ela fará parte do calendário da cidade. Vamos fazer uma avaliação dessa edição e pensar nas próximas”, disse. 

- Esse é um momento único e temos que abraçar iniciativas como essa. A feira é uma oportunidade para os jovens. Nossa cidade, que tem tantas universidades, escolas e cursos técnicos, não poderia deixar de abrigar um evento como esse - acrescentou o vice-prefeito Maycon Abrantes. 

Segundo a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade, o evento é uma excelente iniciativa para que as instituições de ensino, público e privada, apresentem à comunidade em geral e, em especial aos estudantes, o trabalho que realizam, bem como oferecer aos jovens oportunidades para aprender e discutir sobre inovação, tecnologia e mercado, para que conheçam as diferentes ofertas disponíveis na região.  

O evento também teve a presença do Fórum das Universidades, criado pelo prefeito Samuca Silva, que reúne seis instituições de Volta Redonda: UFF, Unifoa, UBM, Fasf, UGB e IFRJ, além do poder público municipal. A primeira mostra do primeiro Museu de Inovação e Tecnologia também foi atração nos quatro dias. O projeto está na fase de capitação de recursos com a iniciativa privada. 

Workshop sobre liderança em tempo de crises 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) sediou no dia 10 de outubro o workshop “Leader Coach”, promovido pelo Instituto Tânia Zambon, numa parceria também com a Associação das Empresas de Serviços Contábeis (Aescon-VR). O tema foi “Saiba como Liderar Empresas em Momentos de Crise”.

Os palestrantes do Instituto foram André Machado, diretor comercial; e Glauber Costa, diretor financeiro.

Segundo Glauber Rocha, neste momento de adversidades no cenário econômico é fundamental buscar alternativas e estratégias para sobreviver e buscar novos resultados de forma positiva. “Quando buscamos algo novo, nesse mercado tão modificado, cada vez mais digital, com essa revolução da internet, não dá para ficar parado. E vem aí a robótica. Quem buscar inovar e acompanhar essa tendência tem mais chances de passar com menos problemas por essa turbulência”, afirmou. 

André Machado também falou dessa necessidade de as empresas não pararem no tempo e precisarem se atualizar e capacitar sempre seus gestões e colaboradores. “Se não estivermos preparados para atender esse consumidor, que já chega às lojas, conhecedor do produto, porque pesquisa na internet antes de ir até uma loja física, as chances de não fechar negócio são muito grandes. Hoje, um orçamento é feito primeiro pelo computador. Ele já chega numa loja sabendo a média de preço. Por isso, não tem como não dominar tudo sobre o que se vende”, comentou. Ele lembrou que as pesquisas indicam que o atendimento vem em primeiro lugar quando o consumidor fecha um negócio e o preço em terceiro. “Isso mostra que o cliente de hoje sabe o que quer”, analisou. 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir