CDL-VR apoia campanha contra Câncer de Mama

Revista O Lojista - edição 156 - página 28 - 13/10/2017

O mês de outubro é dedicado ao combate ao Câncer de Mama, campanha liderada pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer). Para ajudar a divulgar a campanha, a CDL-VR usou as redes sociais, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do autoexame, da mamografia e da ultrassonografia. A coluna Saúde em Dia deste mês também abre espaço para discutir essa doença que pode matar e se não for descoberta o quanto antes. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.

O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, lembrou que, grande parte dos empregados do comércio, é formada por mão de obra feminina, mas ressaltou que o câncer de mama não atinge só as mulheres, por isso, a campanha, é importante para alertar também os homens. “O foco maior são as mulheres porque são as que têm mais chances de ter a doença, mas todos precisamo ficar atentos e estar sempre conversando com o médico, principalmente, se surgir um caroço em qualquer parte do corpo, na mama também. Por isso, abraçamos a causa e buscamos chamar a atenção de todos sobre a importância da prevenção”, comentou.

VR faz campanha para alertar mulheres da importância da prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Outubro Rosa e lançou no início do mês uma campanha para prevenção ao câncer de mama, com programação que incluem palestras em empresas e nos bairros, além de conscientização nos postos de saúde e na mídia. E qualquer grupo que quiser solicitar a palestra pode entrar em contato pelo telefone 3339-9654. A campanha inclui também um alerta sobre a prevenção do câncer do cólon de útero.

A expectativa, de acordo com a coordenadora do Programa da Mulher e diretora técnica da Policlínica da Mulher, Juliana Monteiro Ramos Coelho, é atender a 6 mil mulheres durante a campanha. “Já realizamos atendimento pelo programa Saúde da Família com as mulheres que fazem os exames de rotina, entretanto, tem muitas que não procuram realizar os exames preventivos e, durante a campanha, elas têm uma oportunidade diferenciada”, disse. Ela comentou ainda que durante a campanha é feito o rastreio não só para o câncer de mama, mas também do cólon do útero. “É um check up importante, porque todos nós sabemos, que quanto antes se detectar o câncer de mama, maiores são as chances de tratamento e de se reduzir o risco de morte”, acrescentou.

Caminhada

Também está programada uma caminhada pela prevenção, no sábado, dia 28 de outubro, que será realizada em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda e o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer). A concentração está marcada para as 9 horas, na Praça Pandiá Calógeras (em frente à Escola Técnica), na Vila Santa Cecília, e vai até a Praça Brasil, no mesmo bairro.

Na Praça Brasil, será montado estande com profissionais da Secretaria de Saúde para dar informações e tirar dúvidas sobre os exames para diagnosticar os cânceres de colo de útero e de mama.

Horário diferenciado nos postos de saúde

Para atender maior número de mulheres, a campanha terá o Dia D no sábado, 07 de outubro, quando todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher, vão disponibilizar o exame preventivo (papanicolau), das 07 às 17 horas.

Além do Dia D, as unidades da Atenção Básica vão funcionar durante todo o mês com horário estendido, de acordo com a demanda de cada uma. A Policlínica da Mulher também terá uma noite por semana para atender as funcionárias da Prefeitura de Volta Redonda.

SINAIS E SINTOMAS

Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo);
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
Saída espontânea de líquido dos mamilos
As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

COMO PREVENIR

Realizar os exames de prevenção;
Praticar atividade física regularmente;
Alimentar-se de forma saudável;
Manter o peso corporal adequado;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Amamentar.

COMO DETECTAR

O autoexame, que pode ser realizado durante o banho, por exemplo, pode ajudar a descobrir um sinal de alerta, que é o caroço, mas um dos principais exames é a mamografia. Uma radiografia (imagem) das mamas feita por um equipamento de raio-X, chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas. Na maioria dos casos, é indicada a realização de ultrassonografia como exame complementar. Mulheres com risco elevado para câncer de mama, incluindo histórico familiar, devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada para acompanhamento.

Fonte: Inca/Ministério da Saúde