CDL-VR participa do 15º CertForum em Brasília

Revista O Lojista - edição 156 - página 5 - 13/10/2017

Nos dias 19 a 21 de setembro, foi realizado, em Brasília, o 15º CertForum, o Fórum de Certificação Digital. Os três dias foram marcados com apresentações voltadas para a disseminação de informações sobre os usos e benefícios da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasi)- em iniciativas dos setores público e privado. A CDL-VR também marcou presença com o presidente Adriano dos Santos, o consultor de negócios André Maia; e o diretor de Serviços e Produtos, Paulo Biajoni.

Entre os assuntos em destaque, o uso da biometria para identificação de pessoas, blockchain; a utilização da certificação digital em sistemas de governo; e a apresentação de cases de sucesso que fazem uso da tecnologia ICP-Brasil.

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Waldeck Araújo Junior, participou do evento. Ele apresentou os números da ICP-Brasil, a quantidade de certificados emitidos e de entes da Infraestrutura. O moderador do debate, titular do Comitê Executivo do Conselho Nacional de Desburocratização  Brasil Eficiente, representando a Câmara dos Deputados, Manuel Matos, destacou a importância do crescimento da ICP-Brasil para o desenvolvimento do país.

Durante o Fórum, o presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) Julio Cosentino; o presidente da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Nivaldo Cleto; e o presidente da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital (Ancert), Rafael Caporalli, falaram sobre o crescimento do mercado de certificação digital, que atualmente é utilizada em 71% das transações do PIB nacional.

A CDL de Volta Redonda está entre as 20 maiores certificadoras do estado do Rio de Janeiro, por isso, foi convidada para o evento. Segundo o presidente Adriano, foi de suma importância participar, porque houve várias mudanças de lei com relação às instituições autorizadas a comercializar a certificação digital. “A CDL de Volta Redonda está atenta e preparada para atender essas exigências. Muitas coisas estão mudando, inclusive, por conta da padronização em toda a América Latina. A assinatura digital é outro serviço novo. Ela poderá ser feita através da certificação digital e estamos trabalhando para que a CDL-VR seja pioneira neste serviço”, acrescentou.

O CertForum é um evento realizado pelo ITI, organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação  Digital.