Procura por empresas especializadas em vestibulares cresce no segundo semestre

Revista O Lojista - edição 156 - página 27 - 13/10/2017

Outubro chegou e junto com ele vieram os vestibulares. Muitas empresas especializadas na preparação dos estudantes, como o Supera, lucraram nos últimos meses com a busca de quem quer ingressar numa universidade. Os vestibulares não servem só para as pessoas que querem entrar em uma faculdade. Várias pessoas procuram fazer a prova como um comprovante de conclusão do ensino médio, ou para conseguir uma bolsa no programa “Ciência sem Fronteiras”.

Seja qual for o objetivo de fazer a prova, a procura por outros meios de exercitar a memória, com suporte ao aprendizado, começou nos meses de junho e julho no Supera. “Muitos estudantes procuraram pelo curso de ginástica para o cérebro com o objetivo de melhorar o desempenho e ter um diferencial para Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, além, é claro dos vestibulares”, disse Kitiah de Assis Magalhães, psicóloga e diretora do Método Supera de Volta Redonda.

A estimulação cognitiva é comprovada cientificamente e aumenta a capacidade e a agilidade do cérebro. “O que nós fazemos é potencializar nosso cérebro que passa a responder com maior rapidez e consistência aos desafios propostos tanto nos estudos quanto em nosso dia a dia”, explicou Kitiah.

Segundo a psicóloga, a ginástica para o cérebro desenvolve as funções cognitivas, como memória, raciocínio, pensamento lateral, criatividade e concentração, que ajudam a melhorar a performance nos estudos. Além disso, auxilia no controle da ansiedade do aluno no momento da prova. “Imagine o cérebro como uma floresta bem densa, com muitos, muitos caminhos. Esta rede de incontáveis caminhos é como uma circuitaria cerebral. Quanto mais forte, mais robusta esta circuitaria cerebral, mais protegido e resistente é o nosso cérebro. A ginástica para o cérebro funciona como uma cápsula de neuroproteção”, exemplificou.

Já para quem não teve tempo de procurar um profissional na área, podem ser feitos alguns exercícios em casa ou no trabalho. O resultado, segundo ela, é que este tipo de exercício torna o cérebro mais ágil e flexível. A ideia é fazer atividades habituais do cotidiano de um jeito diferente, fazendo com que o cérebro saia da zona de conforto.

- Com os neurônios em plena atividade, todo mundo consegue atingir seus objetivos. Todo cérebro pode aprender com facilidade e ter boa memória
A ginástica cerebral, quando praticada com a supervisão de um bom treinador e de forma regular, assim como a ginástica para o corpo, tem resultados significativos – explicou a psicóloga.

Confira algumas dicas para exercitar a memória:

- Contar os degraus ao subir ou descer escadas;
- Escovar os dentes com a mão não dominante ;
- Ler um livro em voz alta e fazer um resumo;
- Trocar o lugar que você costuma se sentar à mesa;
- Trocar de roupa com os olhos fechados;
- Tentar descobrir os temperos da comida de um restaurante.