Notícias

A escola do século XXI

Revista O Lojista - edição 156 - página 14 - 13/10/2017

#galeria#

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor, data comemorada há 70 anos no Brasil. Após diversas mudanças culturais e sociais, além da constante evolução da tecnologia, o desafio das escolas é atualizar o processo de aprendizado do aluno sem deixar de valorizar e integrar o professor. Por isso, em Volta Redonda, as instituições de ensino buscam estar atualizadas para poder mesclar o conteúdo de qualidade, com a forma dinâmica de ensino. 

Este é caso do Colégio de Aplicação do UGB-Ferp. Daniela Natividade, coordenadora do Ensino Fundamenta lI, disse que a instituição procura integrar-se, ao máximo, com a tecnologia. “Se pararmos para observar, uma das grandes dificuldades que as escolas enfrentam hoje é, justamente, o celular. Fica difícil competir com ele, por ser um aparelho dinâmico. Nós, professores, precisamos achar uma forma de integrar isso ao nosso ensino, utilizar a nosso favor: utilizá-lo em atividades e tarefas”, contou. 

A coordenadora também disse que uma das estratégias é não deixar de valorizar o professor. “Ouvir o professor, saber como ele está, entender suas dificuldades são pontos fundamentais para um bom ambiente de trabalho. Muitas das vezes, ele passa mais tempo aqui do que na sua própria casa, por isso, precisamos nos concentrar nos grandes e pequenos detalhes”, compartilhou. 

A história também se repete no Colégio Batista Americano. Segundo o coordenador do Ensino Médio, Silas Oliveira, a instituição de ensino está em funcionamento há décadas, e o que garante sua permanência no mercado, é sua capacidade de se atualizar, sem deixar a tradição. “Nós procuramos tratar um ao outro, aqui, da melhor forma. Se um professor se torna pai, todos nós comemoramos, se está triste, fazemos questão de estar presentes e ouvi-lo”, falou. 

Atualmente, no Batista, mais de 50% da equipe de professores são mulheres, então, segundo Silas, a instituição faz de tudo para valorizá-las. “As mulheres são mães, donas de casa, esposas e ótimas profissionais, precisamos reconhecer esse esforço. Então, todo ano, no Dia da Mulher, fazemos uma homenagem com os alunos, cantamos para elas e mostramos o valor que damos a elas”, explicou.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir