Rua de Compras levou quase 100 mil pessoas à Vila Santa Cecília

Revista O Lojista - edição 155 - página 16 - 13/09/2017

A Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, foi o quarto bairro a receber o projeto “Rua de Compras, Entretenimento e Lazer”, no dia 10/09. A estrutura foi montada para integrar lojas a Feira Livre, que tradicionalmente acontece na Vila aos domingos. As lojas de ruas abriram e os shoppings Pontual e Sider também começaram a atender cedo para dar mais oportunidade e tempo para os consumidores.  Mesmo acontecendo no meio de um feriado prolongado, o projeto atraiu centenas de pessoas, chegando a quase 100 mil, segundo estimativa da Guarda Municipal.

O que se viu foi um domingo de famílias reunidas, consumidores em busca de preço e qualidade, lojas decoradas, com vitrines preparadas e com liquidações. Na Rua 16, havia fila na porta de muitas lojas, que colocaram araras com peças com descontos que ultrapassaram 50%.  A Feira também ficou movimentada. Houve espaço para as crianças, atividades físicas, distribuição de pipocas, água e atendimento em saúde com estandes do UniFoa e também pela Drogiaria Retiro.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Adriano Santos, mais uma vez o projeto surpreendeu. “Ficamos felizes em ver como estava lotado. O melhor foi que, da forma em que foi montada, conseguimos uma boa circulação para os pedestres”, disse.

Segundo ele, mesmo com algumas ruas interditadas, foi possível estacionar com facilidade, nas transversais da Rua 33, onde boa parte do comércio também aderiu ao projeto Rua de Compras com várias lojas funcionando. As ruas 16 e 12 também registraram um bom fluxo de pessoas.

Junto com o prefeito Samuca Silva e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, eles percorreram a feira e as lojas, acompanhados de outros secretários e diversos representantes da sociedade, como o presidente do Sinduscon, Mauro Campos.

Jerônimo dos Santos, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR), também parceiro do evento, disse que a cada edição, as pessoas estão elogiando e pedindo que o projeto continue. “Ouvimos muitos elogios, lojas que reforçaram o efetivo para atender os clientes e um movimento muito bom. Em conversa com diversos lojistas e consumidores, percebemos que o projeto já se consolidou”, comentou.

O Rua de Compras é uma realização das entidades, CDL-VR, Associação Comercial (Aciap-VR) e Sicomércio-VR, com apoio da Prefeitura e diversos patrocinadores.

Segundo Samuca Silva, a participação de todos é muito importante para o sucesso do evento. "Fico muito feliz em ver que a população de Volta Redonda prestigiou o evento. Com esse formato podemos atender as necessidades dos cadeirantes e de pessoas com algum tipo de problema de locomoção. Pois teve espaço nas ruas para eles se locomoverem facilmente", contou o prefeito Samuca Silva.

Consumidores elogiaram evento

Quem participou do Rua de Compras saiu de lá satisfeito com o que viu. A organização da feira, com as barracas dispostas uma de costas para outra, aumentando a circulação na Rua 14 e indo até a Praça Brasil, foi um dos assuntos mais comentados. Os consumidores aprovaram como ela foi montada para integrar com as lojas.

O casal Lilian Romualdo, bacharel em Direito, e Sandro Romualdo, funcionário público, foi com os filhos para aproveitar o domingo e ficar de novo nas novidades e promoções.  “O projeto é muito legal. A ideia é ótima e estamos adorando”, comentou Lilian.  Esta é a primeira vez que o casal vai ao Rua de Compras. “Achamos incrível, porque tem segurança, muitas opções e está muito organizado”, comentou.

Kelton dos Santos Chaves Junqueira e Michele Lima Faria, são de Barra do Piraí, mas estão morando em Volta Redonda, há três meses. Eles já haviam ido ao primeiro Rua de Compras na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. “Desde o primeiro, achamos muito bacana, deveria acontecer mais vezes”, comentou Kelton. Michele também concorda com o marido. “Muito bem estruturado e organizado. Tem bons preços e um bom mix de produtos”, acrescentou.

Giulia Vinand e William Rocha levaram a pequena Rebeca para aproveitar o domingo também em família. O casal elogiou também a estrutura. “A feira desse jeito ficou bem mais organizada, conseguimos ver melhor tanto as barracas quanto as lojas. Ficou muito bom”, afirmou Giulia.

Lojistas e feirantes também registraram bons resultados

Paulo de Campos, feirante desde 1991,achou que o “Rua de Compras” criou um clima diferente, atraiu novos consumidores, trazendo um saldo positivo. “Achei muito legal, muitas pessoas comprando, criamos promoções, vendemos a prazo, à vista, no cartão e vimos nossa barra aumentar as vendas. Além disso, ficou muito organizado”, comentou.

Edimar Salles, que faz parte da Associação dos Feirantes, disse que o movimento foi bom, mas que ainda é preciso acertar alguns detalhes. “Se for acontecer de novo, essa forma como as barracas foram montadas precisa ser melhor divulgada, porque os clientes já sabem onde gostam de comprar e eles ficaram um pouco perdidos, mas nada que atrapalhasse as vendas. Achamos positivo”, comentou. O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, conversou com ele, e disse que sempre tem algo que precisa melhorar. “Com certeza, a gente vai ver os pontos positivos e negativos e fazer de tudo para melhorar para a próxima vez”, disse.

Quem estava feliz é o empresário Gustavo Eustáquio, dono da Conexão. Na loja Outlet, na Rua 16, tinha até fila na porta. “Está sendo ótimo! Tinha que ter todo domingo assim, porque muitas pessoas gostam de aproveitar a folga. Vendemos bem, colocamos peças em promoções e vimos o movimento da loja triplicar”, comentou.