Notícias

Contadores falam sobre importância do serviço para saúde das empresas

Revista O Lojista - edição 155 - página 23 - 30/08/2017

#galeria#

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador. No Brasil, a legislação tributária é muito complexa e é o contador quem tem a capacidade para lidar com essa situação. Desta forma, obtêm-se condições para orientar os gestores das empresas adequadamente. Considerado pelos empresários um parceiro de extrema importância para o desenvolvimento e segurança do seu negócio, o contador é quem cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. 

Para Evandro Queiroz Glória, diretor de Desenvolvimento Econômico e Tributário da CDL-VR, e sócio-proprietário da Glória Contabilidade, o contador tem papel fundamental na tomada de decisão dos gestores das empresas. “Não acredito que nenhum negócio formal poderia se autossustentar ou mesmo se desenvolver sem a participação de um profissional da contabilidade, pois todos eles estão sujeitos a obrigações fiscais, tributárias e contábeis”, contou.

E este serviço não é só para as empresas de grande porte. As de pequeno porte também podem se beneficiar dos serviços. “O profissional contábil é fundamental neste caso, pois visa o desenvolvimento do negócio, além das orientações pertinentes às áreas fiscal, tributária, contábil e trabalhista”, explicou. 

Além disso, o cidadão que tiver interesse em empreender deve estabelecer em seu plano de negócio, uma consultoria com um profissional de contabilidade, sendo um dos primeiros passos a serem tomados, segundo Evandro. “Existem vários fatores que devem ser levados em consideração e que só o profissional de contabilidade tem o estudo e experiência de sucessos e insucessos de empresas”, orientou. 

Já para Mozart Eliziário da Cunha, contador da CDL-VR e sócio-proprietário da Contabilidade Real, sempre que uma empresa possuir condições, ela deverá contratar um contador especializado. “São vários os problemas evitados nesta parceria entre empresário e contador. Podemos afirmar que uma empresa não consegue sobreviver sem a utilização dos serviços e assessoria de um contador, tendo em vista a complexidade de nossa legislação”, disse. 

Segundo o contador, as empresas de pequeno e médio porte podem utilizar os serviços dos vários escritórios de contabilidade que poderão dar assessoria em contabilidade, legislação fiscal e trabalhista. “Além de executar todos os serviços pertinentes para atender as obrigações assessorias criadas pelos governos municipal, estadual, federal e pela legislação trabalhista e social”, complementou.

Quanto ao momento exato para contratação de um contador, Mozart afirmou que no momento da concepção da empresa, ainda na fase de viabilidade, o contador deverá ser contratado para auxiliar na elaboração dos registros nos órgão públicos. Dessa forma serão analisadas as projeções de custos, margens de lucro, melhor opção tributária e custos trabalhistas. “A empresa que inicia com a orientação de um contador tem maior chance de sobreviver neste mercado de grande complexidade”, alertou.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir