Notícias

Mercado voltado para felinos ganha espaço na região

Revista O Lojista - edição 155 - página 20 - 30/08/2017

O mercado voltado para gatos vem ganhando cada vez mais espaço. Os donos procuram, cada vez mais, achar um espaço para seu felino, tanto para cuidados de saúde quanto para comprar mimos para seu animalzinho. Esta nova tendência já chegou em Volta Redonda, que agora, tem diferentes serviços exclusivos para os gatinhos. 

A Gatteria é uma destas empresas especializadas em Volta Redonda. Inaugurada em fevereiro de 2017, a clínica já tem sido um sucesso entre os donos de gatos da região, também conhecidos como “gateiros”. “A Gatteria é a única clínica de todo o Sul do Estado, que atende só felinos, esse é o maior diferencial. Tudo aqui foi desenvolvido pensando no comportamento e na saúde do gato”, disse Carla Freitas, proprietária e gerente administrativa do espaço. 



A ideia surgiu em um seminário em que o veterinário Bruno Freitas, marido de Carla, participou com ela há dois anos. Lá, o casal percebeu que houve um crescimento das empresas farmacêuticas em desenvolver produtos especializados em felinos. “O Bruno percebeu que não foi à toa que eles estavam fazendo isso, então começamos a fazer um estudo de mercado e resolvemos investir nele”, contou.

Ao notar que os donos de gatos faziam suas compras online, pois em petshops 90% dos produtos são voltados para cães e apenas 10% para gatos, o casal empreendedor pretende criar uma forma de conquistar esse público. “Nós queremos focar agora no e-commerce e atendê-los da melhor forma e com os mais variados produtos”, falou a proprietária. 

Com a expectativa de atender todo o Sul do Estado, a Gatteria tem tudo não só para o gato, mas também, para seu dono. “Nós temos camisas, capas de almofadas, porta-retratos, cestas de presentes para quem é apaixonado”, disse. Além disso, Carla disse que para os gatos têm as rações, brinquedos e os produtos de higiene. 
O intuito da Gatteria é reunir a tribo de cuidadores de gatos. “É muito fácil ter algo na sociedade voltado para o cão, mas para o gato, é impossível, então queremos promover eventos para que eles venham aqui e conheçam pessoas que também são amantes de gatos”, contou. “Dessa forma, as pessoas não vão sofrer nenhum tipo de rejeição da sociedade”, acrescentou.

Cuidados com o gato

Apesar do aumento na procura de serviços para os gatos, ter um felino não é tarefa fácil. É preciso muita atenção do dono e cuidados, assim como para vários outros animais domésticos. O médico veterinário Bruno Dittz, da Veterinária Banho e Tosa, contou um pouco sobre os cuidados mais requisitados por seus clientes. “A busca por diagnóstico e tratamento de enfermidades, assim como a realização de vacinações e vermifugações, mantém força no negócio. Mas, também, devido a uma conscientização maior da população, a castração tem estado em destaque entre os mais procurados”, disse.

#galeria#

O veterinário ressaltou também que uma parcela significativa dos donos de gatos possui particularmente uma personalidade mais marcante, costumam ser muito exigentes nos cuidados e mimos para seus animais. Desta forma, o interesse dos clientes por rações específicas para determinadas raças e demais produtos pet próprios para felinos tem ganhado cada vez mais espaço.

Embora a economia brasileira esteja marcada por dificuldades, segundo Bruno Dittz, a procura por produtos para gatos sofreu menos impacto negativo do que o esperado. “Levando-se em conta o aumento crescente da população de gatos de estimação no Brasil e a atual situação econômica, sobretudo em nosso estado, tivemos uma elevação de 18,4% nos serviços a felinos nos últimos três anos”, confirmou. 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir