“Circuito Ganhando Mercado em Tempos de Crise” atraiu mais de 2 mil pessoas

Revista O Lojista - edição 155 - página 24 - 13/09/2017

Mais de 2 mil pessoas estiveram presentes no II Fórum “Circuito Ganhando Mercado em Tempos de Crise”. O evento aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, no Clube Comercial, e contou com diversas palestras voltadas para o ramo alimentício, além de estandes de várias empresas que puderam mostrar seus produtos e serviços. O fórum gratuito foi realizado pelo Sebrae/RJ e pela CDL de Volta Redonda, com o apoio das CDL’s de Barra Mansa e Resende, Sindsul, TV Rio Sul, Firjan, Senai e Sipacon, e teve como patrocinador o Banco do Brasil.

Nesta edição, a novidade foi o Espaço Sabores da Experiência, onde foi simulado um restaurante para mostrar as tendências e a melhor forma de lidar com o cliente.  As pessoas provaram produtos com vendas nos olhos.

- Ano passado, nós fizemos um experimento, o primeiro Fórum, que ficou super bacana. Neste ano, a gente ampliou para que pudéssemos ter vários ambientes de negócio. Nós fomos a Fispal, a maior feira do setor de alimentos do Brasil, para conhecer a estrutura, as tendências da gastronomia e o que poderíamos trazer de inovação. A partir daí, os nossos consultores, num total de 50, liderados pela Paola Tenchini, montaram o projeto pensando em tendências mundiais – explicou Ana Lúcia de Araújo Lima, coordenadora Regional do Sebrae/RJ no Médio Paraíba.

Só na região, mercado tem 11 mil empresas no ramo

A região conta com 11 mil empresas do setor de alimentação e, para atrair mais consumidores com comida de primeira, as pessoas estão, cada vez, mais procurando novidades para sua gastronomia. “A ideia foi proporcionar uma oportunidade em que o empresário pudesse ver tendências sem precisar sair da região, ir ou para o Rio ou para São Paulo. A nossa expectativa era de 800 a 1.000 inscritos, a qual foi superada. Duas mil e cem pessoas se inscreveram até o início do evento, fora os que se inscreveram na hora”, compartilhou a coordenadora.

Segundo o presidente da CDL-VR, Adriano Santos, este evento é uma grande oportunidade para os empresários do ramo alimentício. “É um segmento que tem crescido muito no decorrer dos anos e hoje ele representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além disso, é um dos segmentos que conseguiu dar a volta por cima em um dos momentos mais difíceis da crise. A ideia foi colaborar com esse crescimento e proporcionar aos consumidores uma boa qualidade de produtos e serviços”, disse.

Ele ressaltou ainda que o evento aliou prática e conhecimento, além da divulgação de marcas e produtos, mostrando o quê a região tem de melhor em gastronomia.  “Quem participou pôde acompanhar diversas palestras, entre o modo de fazer e a divulgação da marca do produto. Estiveram presentes grandes nomes da gastronomia que compartilharam com a gente seu conhecimento e a receita para o sucesso “, acrescentou

Troca de experiências

Elison Dutra, sócio-diretor da Soft Sul Fluminense, especializada em purificadores de água e máquinas de gelo

O empresário participa do evento desde o ano passado, na primeira edição. “É muito bom participar deste evento, porque a gente tem a possibilidade de ter mais visibilidade, até porque estamos direto com nossos clientes finais que são os restaurantes, as padarias, entre outros”, contou.

E não parou por aí, Elison disse que foi uma ótima oportunidade de vencer a crise. “Neste momento de crise, temos que aparecer. Só é lembrado quem é visto. Participar deste evento dá resultado, sem dúvida. Você consegue falar pessoalmente, naquele famoso “tetê-a-tête”, o cliente coloca a mão no produto, pega um folheto. O olho no olho passa credibilidade. Então, sem dúvida, é um evento que agrega muito para a gente. Nós também fizemos uma tabela diferenciada para os clientes que fecharam contrato no evento.”

Fernando Cajazeira de Rezende, sócio-proprietário da Le Petit Expess

O empresário disse que resolveram trazer para esta edição o carrinho, que é uma novidade da empresa. “Nós começamos, recentemente, a vender no atacado, então conseguimos vários contatos com restaurantes, pizzarias, o mercado de alimentação em geral, que querem revender nossos produtos e, até mesmo, para o consumidor final”, expôs.

Para Fernando, o evento foi um sucesso, pois conseguiu vários contatos, uma prospecção boa para negócios em curto prazo. “Trouxemos uns folderes impressos e o próprio carrinho. Isso ajuda a fortalecer a imagem da marca. Além disso, nós encontramos muitos parceiros no evento e muito conhecimento de todas as áreas. A troca de experiências que nós fizemos aqui, tudo muito bom, agrega. Vira realmente um encontro de empresários e todo mundo sai ganhando”, concluiu.

Confira as fotos do evento: