Notícias

A luta contra o tabagismo

Revista O Lojista - edição 154 - página 30 - 08/08/2017

Vinte e nove de agosto é o Dia Nacional do Combate ao Fumo. O hábito de fumar é um dos principais causadores da morte precoce e incapacidade em todo o mundo. Por conta da liberação de dopamina, a nicotina, presente no tabaco, ao ser consumida, gera uma dependência muito intensa, tanto física quanto psicológica ao consumidor. 

Para o pneumologista da Cardiocentro, Gilmar Zonzin, o cigarro, causa uma agressão ao organismo humano levando ao desenvolvimento de sensação de fadiga, cansaço, aumento da pressão arterial e dos batimentos do coração, redução da sensibilidade tanto olfativa quanto gustativa e diversas alterações imediatas do tipo inflamatórias no corpo. “Ele é um dos principais responsáveis por aumentar a chance de câncer no pulmão, pâncreas, esôfago, entre outros. Além de doenças cardiovasculares e pulmonares”, contou.

O cigarro, hoje, é considerado a maior causa evitável de morte em nossa sociedade. “Praticamente, nada que você faça na vida, é tão bom para alguém, em relação a sua saúde, do que parar de consumir tabaco, um dos maiores vilões da modernidade, senão o maior. Cigarro mata e vai continuar matando enquanto as pessoas continuarem a fumar”, alertou.

Com tantos malefícios, uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode fazer por sua saúde, para viver melhor e por mais tempo é parar de fumar. “Através da opção de lutar para cessar o tabagismo e conseguir alcançar esse objetivo, a pessoa consegue, dependendo da situação em que o organismo esta, evitar, ou pelo menos reduzir, inúmeros aspectos relacionados às doenças que o cigarro causa. A pessoa precisa, de fato, lutar para sair dessa prisão e buscar auxílio médico para isso sempre é uma atitude extremamente inteligente”, indicou.

Alimentos que devem sair e entrar do cardápio dos fumantes: 
Evitar / Retirar: 
. Álcool
. Café (Preferir o descafeinado)
. Mate (Forte)
. Chocolate
. Refrigerantes
. Excesso de sal
. Carnes gordas, pele de frango, leite integral, manteiga e queijos gordurosos
.Frituras
. Alimentos enlatados, defumados e industrializados
Incluir: 
. Frutas, Verduras e Legumes 
. Fibras
. Gordura Vegetal (óleo de soja ou canola)
. Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia
. Preferir alimentos da linha light (leite desnatado, queijos sem gordura, creme de leite e requeijão light)
. Proteínas de origem vegetal (feijões, soja, lentilha, ervilha, grão de bico)
Fonte: Bem Estar 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir