Profissionais de marketing falam dos desafios do setor fora da capital

Revista O Lojista - edição 151 - página 28 - 05/05/2017

No dia 8 de maio é comemorado o Dia do Profissional de Marketing, uma homenagem a quem procura aliar a necessidade do cliente em vender a do consumidor, promovendo ações que resultem em bons negócios. Com o crescimento da internet e a imersão de clientes e empresas cada vez mais evidente no mundo digital, o marketing traz diversas oportunidades de alavancar os negócios, inclusive na região que, apesar de não ser uma capital, apresenta um grande crescimento econômico, embora mantenha tradições de cidades pequenas.

A AM4, por exemplo, é uma empresa de comunicação que presta serviços para as cidades de Volta Redonda, Paraty, Barra Mansa, onde fica sua sede, além de Resende, Valença, Petrópolis, na região serrana, e da capital carioca. Alexandre Martins, diretor comercial na AM4 disse que escolheram a região porque o Sul Fluminense é a casa deles. “É a região onde nossas famílias estão, nossa casa.”. Segundo ele, quando idealizou a AM4 com seus sócios há 17 anos, tinha o intuito de criar uma empresa que pudesse dar a primeira experiência para muitas pessoas.

Alexandre afirmou que as vantagens em se trabalhar com marketing na região são inúmeras. “Aqui tem gente forte, destemida, jovens que querem uma oportunidade para se desenvolver e buscam oportunidades”, contou. E para fazer um bom negócio, ele afirmou que o segredo é acreditar no negócio, aprender a dizer não, procurar ajuda empresarial especializada na área e ter uma boa noção do fluxo de caixa.

Outra empresa que trabalha com marketing é a Foco Comunicação, que fica em Volta Redonda. Para Davi Tedesco, sócio-proprietário da agência, a região foi escolhida porque é sua cidade de nascimento e onde foi criado. “No início éramos apenas uma empresa de publicidade, mas de acordo com a demanda, acrescentamos os serviços de internet, marketing digital e assessoria de imprensa”, explicou.

Ele disse que as vantagens da localização começam com a qualidade de vida. “Além disso, se estivéssemos na capital seríamos apenas mais uma empresa de comunicação. Aqui na região, somos a Foco”, acrescentou. A chave para um bom negócio, segundo Davi, é entender o que vende, procurar se especializar, ter uma equipe que tenha paixão pelo produto, e sempre procurar entender o público e sua demanda.