Realização no trabalho depende também de capacitação profissional

Revista O Lojista - edição 151 - página 27 - 05/05/2017

No dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador. Mais do que um feriado, a data carrega toda uma história de lutas e conquistas de seus direitos. O conceito de trabalho mudou muito com o passar dos anos e, atualmente, traz um significado de progresso, capacidade e auto-realização. Para colaborar com o crescimento deles, diversas empresas de Volta Redonda prestam serviços de capacitação destes trabalhadores com cursos, palestras e eventos.

A Microcamp é um exemplo de empresa que atua neste mercado de qualificação do trabalhador. Dentre os cursos oferecidos estão Informática Administrativa, Hardware, Desenvolvimento de Games e Inglês. Para Cassia Amorim, administradora da Microcamp de Volta Redonda, o conhecimento é a porta de entrada das melhorias no mercado de trabalho. “Cada conhecimento agregado é um degrau a mais na vida profissional, capacitando cada vez mais o trabalhador”, disse.

Segundo ela, atualmente o curso tem 1.200 alunos ativos. São 15 mil formados desde 2001. “A procura é grande, tanto por conta da necessidade dos alunos, quanto pela qualidade dos cursos”, contou ao confirmar que a instituição também é procurada por pessoas que almejam mudar de área. “Isto também é determinante para que o caminho seja trilhado mais rápido e com mais confiabilidade”, disse.

Mas, não são apenas os colaboradores que procuram se especializar, também as empresas que procuram este crescimento para acompanhar as tendências do mercado de trabalho. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, oferece na cidade de Volta Redonda cursos, palestras e programas de capacitação voltados para gestores e empresários nas áreas financeira, vendas, design, gestão estratégica, processos e inovação, entre outras oportunidades, alguns deles em parceria com a CDL-VR.

Segundo a Ana Lúcia de Araújo Lima, coordenadora do escritório do Médio Paraíba do Sebrae, os empresários ainda possuem resistência em buscar ferramentas de gestão. “Observamos que em alguns casos encaminham funcionários para receber o conhecimento que deve ser destinado ao gestor”, argumentou.

Em contrapartida, existem empresários que priorizam o conhecimento e buscam informações e ferramentas para melhorar a gestão. “Algumas dessas empresas estão com o Sebrae desde o começo de sua trajetória, passando por ferramentas básicas a avançadas. Assim, percebe-se nitidamente que possuem destaque no mercado e são mais competitivas que as empresas que não buscam o conhecimento”, contou.

Programa Capacitar

O Programa Capacitar é um projeto idealizado pela parceria da CDL de Volta Redonda com o Sebrae Médio Paraíba. O objetivo é oferecer mais conhecimento e técnicas para os empresários de comércio e serviços. É um programa que cria a oportunidade dos empresários se capacitarem e também das instituições conhecerem as necessidades das empresas. A agenda é divulgada mensalmente na revista O LOJISTA, nas redes sociais e no site da CDL.