Empresas focam em estratégias de olho no consumidor

Revista O Lojista - edição 151 - página 12 - 05/05/2017

Qual é o bem mais precioso de um bom negócio? Para todos os empresários da região, a resposta é unânime: o consumidor. Mas, tratá-lo da melhor forma e seguir todos os quesitos para cumprir com os direitos do consumidor não é uma tarefa fácil. O setor de serviços, que também depende exclusivamente da satisfação de seu cliente para manter o negócio, não fica de fora dessa necessidade de estar sempre focado em bom atendimento e de olho no consumidor, cada vez mais exigente.

Gabriela Barros Martins, proprietária do restaurante La Família, disse que ao tratar o cliente é necessário, primeiramente, ser gentil e cordial com todos, sem distinções, e buscar sempre um bom atendimento. Para a fidelização dos consumidores, Gabriela tem algumas estratégias: “A gente tem um cartãozinho fidelidade para os clientes que vêm durante a semana, a cada dez pratos a pessoa ganha uma sobremesa”, contou.

Apesar de estar em funcionamento apenas um ano, a La Família possui diversas formas de garantir a satisfação do cliente. “A gente sempre busca a opinião deles com a caixinha de sugestão. Outra coisa muito atrativa é a área kids que possibilita a diversão das crianças. Além disso, nós também temos papinhas, então toda a família sai satisfeita”, disse.

No caso da GMG Automotiva não é diferente. Marina Barbosa Oliveira, dona da empresa, disse que sua estratégia é o foco na qualidade. “Quando o assunto é lanternagem e pintura, é comum realizar um trabalho mal acabado em muitas oficinas, o que não é o caso da GMG, pois prestamos o serviço com produtos de qualidade”, relatou.

Para fidelizar o cliente, Mariana contou que é preciso atendê-lo muito bem e ter um tratamento diferenciado. “Se, por exemplo, tem uma mãe com um filho que não pode buscar o carro, a gente vai e entrega”, exemplificou. A proprietária também contou que o diferencial da GMG é justamente esse foco no cliente. “Além de fazer pesquisa de mercado, fazemos um questionário que a gente envia para os nossos clientes por e-mail, com o intuito de melhorar nosso atendimento e relacionamento com eles”, contou.

Conheça alguns direitos do consumidor para atender melhor

Liberdade de escolha

O consumidor tem o direito de escolher o produto ou serviço que achar melhor, sem nenhuma interferência do fornecedor.

Informação
No processo de decisão, o consumidor deve ter todas as informações que precisa sobre o produto ou o serviço a ser adquirido.

Consumidor tem proteção contratual

Na contratação de um produto ou serviço, o consumidor assina um contrato de adesão, assumindo obrigações.

Acesso à Justiça

Quando o consumidor tiver qualquer um de seus direitos violados, pode recorrer à Justiça.

Indenização

Caso o consumidor tenha sido prejudicado, por quem lhe vendeu o produto ou lhe prestou o serviço, pode ser indenizado e, até mesmo, recompensado pelos danos morais.