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Comércio já planeja ações para Dia dos Namorados

Revista O Lojista - edição 151 - página 16 - 05/05/2017

O meio do ano está chegando marcado por uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio de bens e serviço de Volta Redonda: o Dia dos Namorados. Logo na primeira semana de junho, a procura por presentes e formas de curtir o dia já se intensifica. De olho na data, comerciantes já começam a planejar as ações para atrair os consumidores, ou melhor, os casais. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR) é um crescimento de até 10% nas vendas em relação a igual período do ano passado.

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Para os mais tradicionais, flores são a primeira coisa que vem à cabeça. Na Jô Mariana Flores, as que mais vendem nesta época são as rosas vermelhas. Joaquina Gonçalves Ribeiro, mais conhecida como Jô, é sócia da loja e disse que os arranjos de rosas vermelhas que mais vendem são buques, em seus diferentes tipos. “Se o que mais vende são rosas, fazemos vários tipos de arranjo para atender os mais diversos gostos”, contou Jô. 

Além disso, a floricultura possui em estoque outros tipos de flores para quem quer inovar no presente neste ano. “Nós temos a orquídea, em suas mais variadas cores, buquês com rosas importadas, tem arranjos que são montados em cachepot, várias opções para o cliente escolher”, disse ao confirmar a importância de levar em consideração o gosto de diversos consumidores. 

A proprietária também contou que, apesar de não ter um lucro significativo, há sim um aumento de vendas e um direcionamento para determinados tipos de flores. “Apesar da crise financeira que estamos vivendo, nossa expectativa com as vendas é sempre positiva para o Dia dos Namorados”, disse. 

Já para quem que pretende comemorar o dia de forma diferente, entre as opções mais escolhidas pelos casais está o restaurante. O Calumma Pub, por exemplo, vai oferecer uma programação musical diferenciada, que agregue casais de todas as idades. “Como o Dia dos Namorados cai em uma segunda-feira neste ano, estamos preparando um fim de semana inteiro de eventos voltado a este público”, afirmou Daniel Rodrigues Cardoso, proprietário do estabelecimento.

As pessoas mudam seus gostos e vontades constantemente. Para criar a programação, Daniel aposta nas redes sociais. “Estar antenado e sempre de olho no que o público-alvo está consumindo é um ótimo ponto de partida para criar produtos, programações e oferecer algo que esteja alinhado às necessidades dos clientes, principalmente, em um segmento como o de bares restaurantes, de forte concorrência”, alertou. 

Em datas comemorativas, o público costuma consumir mais em produto, lazer e entretenimento. Por isso, para Daniel, a expectativa é boa. “Acreditamos que oferecendo uma programação musical e gastronômica diferenciada, nossos clientes terão no Calumma uma ótima opção de lazer com seus amigos e familiares”, finalizou.

Venda a prazo deve passar por análise de crédito

O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, lembrou que é necessário que as empresas acompanhem os gostos e tendências de seus consumidores para poder oferecer um serviço de qualidade e atender às expectativas. “O comerciante deve investir em promoções, prazo para pagamento, trazer novidades e ter um leque de opções que atraia os clientes, dando mais liberdade de escolha”, comentou. 

Ele ressaltou ainda que, ao vender a prazo, no crediário, é fundamental que o lojista ou prestador de serviço realize uma análise creditícia, reduzindo assim, os riscos de inadimplência, tanto no carnê quanto no cheque. 

“Consultar o Banco de dados do SPC é muito importante, porque, assim, o empresário não vai vender a quem está sem poder de compra e devendo no mercado, sem ter como pagar. O Investimento em consultas é bem menor do que o que se paga de taxa para as administradoras de cartões de crédito”, disse. 

Adriano reforçou ainda que ações institucionais estão sendo planejadas pela CDL para lembrar a data ao consumidor e divulgar o comércio de Volta Redonda.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir