Notícias

Aberta temporada do chocolate

Revista O Lojista - edição 150 - página 8 - 31/03/2017

É tempo de Páscoa e o que vem à mente dos consumidores? Chocolates. São de diversos sabores e formas. Tem os tradicionais ovos da Páscoa, recheados, com brinquedos ou mais simples. Uma tentação aos olhos e ao paladar. Difícil encontrar quem não goste. E, nesta época do ano, a procura por chocolates cresce mais de 50%.

Com o aumento da “geração saúde”, que sempre está em busca de produtos que ajudam no emagrecimento e não elevam tanto as taxas de colesterol e triglicerídeos, por exemplo, as opções para não correr esses riscos, também têm sido uma tendência. Sem contar quem tem alergia ou diabetes e está sempre em busca de produtos alternativos que não perdem o sabor. A escolha que tem feito a cabeça de quem busca esse tipo de produto é o chocolate meio-amargo, que teve um aumento de cerca de 10% nas vendas. E quanto mais cacau na fórmula, melhor!



Marcos Abrantes, sócio-proprietário da Brasil Cacau, contou que muitos clientes já gostavam do chocolate amargo por preferência, principalmente o 70%, mas que a procura por esse tipo vem aumentando. “Hoje este é o que mais vende, não mais o meio-amargo, o amargo mesmo. Teve um crescimento de 10% só nessa linha de produtos”, afirmou.



Na Cacau Show não é diferente. Shelon Fortini, dono da franquia em Volta Redonda, contou um pouco sobre a procura do produto em sua loja. “Tem vários clientes que só consomem o meio-amargo. Eu não posso deixar faltar na loja”, disse. Segundo ele, as pessoas já vão à loja comprar o chocolate com a certeza de que o meio-amargo é o melhor para a saúde.

Para quem goste de um sabor mais leve, as duas lojas oferecem produtos ao leite ou recheados, com sabores diversos e estão cheias de novidades.

Chocolate faz bem à saúde

Apesar da crescente conscientização dos benefícios do chocolate, muitas pessoas acreditam que ele ainda faz mal para a saúde. O que não é totalmente verdade. Pelo contrário, se consumido com moderação pode até fazer muito bem. Hudson Costa, nutricionista da clínica de estética Mariana Nader, falou com a Revista O LOJISTA sobre os benefícios e a função do cacau na saúde. 



Segundo o especialista, o cacau pode ser consumido como uma fruta, mas sua semente é a parte que possui mais nutrientes e, justamente, ela é a matéria-prima usada para a fabricação do chocolate. 

O LOJISTA: Quais são as vantagens do cacau para a saúde?
Hudson Costa: Os benefícios do consumo são o efeito antienvelhecimento, pois você preserva mais suas células que estão se renovando; prevenção de doenças cardiovasculares, até mesmo por conta do magnésio; melhora da musculatura cardíaca; e melhora da função cardiovascular, o que é bom para quem faz atividades físicas. Além disso, o cacau é rico em ferro, cálcio e o triptofano, que auxilia no tratamento antidepressivo e contra a insônia.

O LOJISTA: Qual é quantidade ideal  de chocolate por pessoa?
Hudson Costa: Em torno de 30 gramas ao dia seriam o suficiente, o considerado saudável. Se pegarmos a barra de chocolate, por exemplo, que já tem os quadradinhos, seriam cerca de dois ou três quadradinhos.

O LOJISTA: Qual é o melhor tipo de chocolate para a saúde?
Hudson Costa: Depois do chocolate ser popularizado e transformado em barra ou bombons, por exemplo, os fabricantes resolveram misturar açúcar e leite para ficar mais leve e mais atrativo ao paladar. O melhor é o com o maior percentual de cacau, quanto mais, melhor para a saúde, ou seja, quanto mais amargo, melhor.

O LOJISTA: O chocolate branco também vem do cacau?
Hudson Costa: O chocolate branco não tem massa de cacau. Na verdade, ele foi criado pela indústria só para ter uma variação, mas, na verdade, ele não é o chocolate e ainda por cima tem muito açúcar.

O LOJISTA: Qual é a dica que você dá para os consumidores de chocolate?
Hudson Costa: Ele é muito bom quando consumido na quantidade certa. Sempre que possível, é indicado comer o chocolate acompanhado de castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, porque vão melhorar ainda mais o efeito do benéfico do chocolate. 

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir