Aconteceu

Revista O Lojista - edição 148 - página 4 - 17/01/2017

CDL-VR sediou palestra para apresentação do Sistema de Gestão Empresarial

No dia 07 de dezembro de 2016, aconteceu a primeira palestra de divulgação do Sistema de Gestão Empresarial na sede da CDL de Volta Redonda. O software visa atender à Resolução da Secretaria de Fazenda, número 720/14 sobre a Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e),  que passou a ser obrigatória no dia 01 de janeiro deste ano. O sistema é uma parceria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RJ), CDL’s do Estado do Rio e a Progitar Sistemas, que vai disponibilizar um preço acessível para a adesão dos associados das entidades.

“O projeto surgiu dentro de reuniões periódicas da Federação, quando foi identificada, primeiramente, uma necessidade para atender às resoluções do fisco e também devido à obrigatoriedade da NFC-e.  A partir daí, a FCDL-RJ buscou uma ferramenta que pudesse atender a todos os associados das CDL’s por um preço justo e que disponibiliza um sistema de gestão”, afirmou Marcelo Mérida, presidente da FCDL-RJ, que participou da palestra.

O evento, voltado para os escritórios de contabilidade, faz parte da divulgação em todas as CDL’s do Rio. A primeira reunião na cidade foi para os contadores, pois são eles os que prestam serviços aos lojistas da região. A palestra, ministrada por Leandro Manhães Freitas, presidente da CDL de Santo Antônio de Pádua, diretor Distrital da FCDL-RJ e diretor da Progitar Sistemas, teve como objetivo explicar o que é e como funciona essa parceria para os associados e tirar dúvidas sobre a questão fiscal.

“A gente espera ser um ponto de referência. A CDL vai fazer a divulgação desse produto, pois vai fazer parte dos serviços disponibilizados aos associados. O emissor de nota fiscal gratuito da Receita foi descontinuado a partir de 31 de dezembro, então será necessário um aplicativo para essa emissão”, afirmou o palestrante.

Adriano Oliveira Santos, presidente recém-eleito da CDL-VR, reforçou a parceria nesse projeto.  “Nós sabemos que muitos lojistas não fazem uso de um software de gestão e de emissão de nota fiscal, então todos os associados poderão vir até a CDL-VR para fazer o requerimento do produto a um preço especial. É uma parceria que vai facilitar e, em muito, a vida dos comerciantes”.

Ele falou também das expectativas do novo serviço. “Esperamos uma adesão, porque existe uma obrigação fiscal a ser cumprida e tem muitos lojistas que não têm nenhum Sistema. É um sistema bem simples de fácil instalação que vai permitir o acesso de todos”, concluiu.

Elaine dos Santos Fonseca, representante da Contabilidade Real de Volta Redonda, foi uma das participantes da reunião. “A palestra foi bem prática, objetiva, com linguagem simples. O Leandro explicou bem, tirou minhas dúvidas, atendeu às situações que eu coloquei e conseguiu me responder, então achei muito proveitosa, gostei muito”, contou.

Também estiveram presentes na palestra, o diretor de Serviços e Produtos da CDL-VR, Paulo Biajoni, e a gerente executiva da CDL-VR, Sabrina Ribeiro.

Novas Diretorias da Executiva e Jovem da CDL-VR são empossadas

As novas diretorias Executiva e Jovem da CDL de Volta Redonda tomaram posse em janeiro, na sede da instituição no Aterrado. Os novos diretores foram eleitos para o biênio 2017/2018. O ato administrativo foi coordenado pelo diretor de Comunicação e Tecnologia, Jader Costa.

Logo após o coquetel de abertura, foram iniciadas as palavras de agradecimento da ex-presidente Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, e do Leonardo Costa de Almeida, ex-presidente da CDL Jovem. Os presidentes eleitos Adriano de Oliveira Santos e Gilberto Nascimento Silva, da CDL Executiva e Jovem, respectivamente, também falaram sobre os novos desafios e agradeceram à oportunidade de estar à frente das diretorias.

“Estou muito animado, ansioso e esperançoso que esse ano vai ser um ano propício e que o movimento lojista vai se reerguer e mudar o cenário atual”, afirmou o presidente Adriano. Apesar do momento econômico difícil, ele contou que há perspectiva de melhora e que os lojistas de Volta Redonda, fazendo a sua parte, têm a possibilidade de mudar o quadro econômico.

Gilberto afirmou estar bem otimista em assumir a CDL Jovem. “Minha missão é desenvolver líderes e desenvolver o comércio local. Apoiar o jovem no empreendedorismo”, contou. Segundo ele, diversos empresários passam pela mesma dificuldade que o jovem empreendedor e a CDL disponibiliza cursos e palestras para que ele participe mais da CDL e CDL Jovem. O foco da Jovem está alinhado ao da Diretoria Executiva, que pretende incentivar a capacitação empresarial.

Ao final, os presidentes empossados deixaram um recado para todos os lojistas associados à CDL-VR. “Acreditem no comércio, acreditem na economia. Vamos fazer o dinheiro circular”, disse Adriano. “Esse ano tem tudo para ser de retomada, um ano de esperança. Vamos trabalhar forte para recuperar nossa economia”, falou Gilberto.