Com a crise econômica, menos consumidores estão comprometendo o orçamento com compras feitas no crediário. Em relação a setembro deste ano, essa forma de pagamento recuou 16,76% em outubro, apesar do Dias Crianças. Apesar do índice nas vendas no tradicional carnê terem sido menores, o comércio registrou um aumento de 3% no faturamento por conta da data, uma vez que a maioria dos consumidores optou por outras formas de pagamento.
Por outro lado, houve queda de 26,35% na inclusão de novos inadimplentes, o que mostra que as pessoas estão evitando ficar com o nom no Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Serasa. Mas, entretanto, o número de cancelamentos também 38,09% em relação a setembro, apotando uma menor procura do consumidor em negociar ou quitar as dívidas em atraso. Com isso, a inadimplência em outubro ficou 11,74% acima do registrado em setembro.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, ressaltou que apesar dos números negativos, a expectativa é que a economia comece a melhorar nesses dois últimos meses do ano.
"Em novembro, as pessoas começam a se preparar par ao Natal, com decoração das lojas e em casa. Tem as festas de confraternização, formaturas e amigo oculto, além do pagamento do décimo-terceiro salário. Além disso, dezembro, mesmo com as pessoas gastando um pouco menos, a maioria sempre compra uma lembrancinha. Isso tudo ajuda a não fecharmos no vermelho, uma vez que este está sendo um dos anos mais difíceis para o comércio e outros setores da economia", analisou.
Ela lembrou que a campanha Natal de Prêmios, que começa no dia 1º de dezembro, também é um grande incentivo aos consumidores escolherem o comércio das cidades participantes, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Angra dos Reis, para realizarem suas compras. "Como você sabem, são muitos prêmios, além de bem interativa e isso ajuda a movimentar as lojas, por isso, quanto maior for a adesão melhor para todos, porque atrai mais clientes", comentou.
Mais informações sobre a campanha acesse o site www.cdlvr.org.br e nas páginas ????? desta edição de O LOJISTA.