As consultas para venda no crediário caíram 15,47% no mês de setembro comparadas a agosto. Um dos motivos é que o mês não tem uma data comemorativa que movimenta diversos segmentos, só o de doces. Essa redução reflete também a preferência do consumidor por outras formas de pagamento. Em contrapartida o número de novos devedores caiu 25,15%, o que aponta uma redução de inadimplentes, apesar de ter reduzido também em 38,04% os cancelamentos. Isso mostra que menos consumidores renegociaram dívidas em atraso.
Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, esses números mostram que os consumidores estão mais cautelosos na hora de comprar e quem tem dívidas tem evitado ficar inadimplente.
“Mas ainda é preciso que os lojistas façam ações para tentar resgatar os inadimplentes, aqueles que estão com dívidas em atraso. Oferecer renegociações, com menos juros, facilitar um refinanciamento da dívida. São pequenas atitudes que podem tirar o consumidor do cadastro negativo. É hora de renegociar para que eles tenham poder de comprar para o fim do ano”, disse.
Dorinha acredita que a partir deste mês de outubro, as vendas comecem a melhorar, por causa do Dia das Crianças e da expectativa para o Natal. “Além dos presentes, as pessoas comprar artigos de decoração para entrar no clima natalino, já começam a pesquisar para comprar para o Natal. Então é hora de fidelizar esses clientes. A nossa campanha de Natal também está de cara nova, como você já viu nesta edição, trazendo a tecnologia como suporte tanto para quem vende quanto para quem compra. Por isso, é importante participar”, comentou.
Ela lembrou ainda que a análise creditícia faz toda a diferença para evitar a inadimplência no futuro. “Quem tem clientes com dívidas muito atrasadas, deve tentar primeiro negociar com eles e, sem não tiver sucesso, precisa incluir no banco de dados para que ele não possa comprar sem antes quitar essas dívidas, evitando que continue comprando sem ter como pagar. Isso protege a sua loja e as demais”, acrescentou.