Faltam apenas dois meses para o Natal e para atender às necessidades dos consumidores, estabelecimentos dos mais variados segmentos do comércio de bens e serviços já estão se preparando para a correria de fim de ano. Os estoques estão sendo abastecidos, funcionários extras começam a ser contratados e o clima natalino vem ganhando cada vez mais espaço na decoração das lojas. Tudo para atrair e atender consumidores em busca de presentes, um look novo, sem falar dos artigos de decoração para preparar deixar a casa pronta para as festas de fim de ano.
Um dos setores do comércio que mais faturam com o Natal é o de roupas e acessórios. Todo mundo quer aproveitar as comemorações de roupa nova, acompanhando as tendências da moda Primavera-Verão. Para atender o aumento da procura, o empresário José Roberto Ferreira prepara a sua loja Acazzo, localizada na Galeria Kennedy, no Centro, oferecendo uma grande variedade de marcas e preços para todos os gostos e bolsos.
“A partir de outubro, as mercadorias já começam a chegar para o final do ano. Isso para quando chegar dezembro a loja já está pronta e a gente não perder tempo, podendo dar atenção exclusiva ao cliente, pois no Natal o movimento aumenta mesmo. As peças masculinas mais vendidas são camisas, bermudas e sungas. Já as femininas são os vestidos e shorts. Esperamos que este Natal seja bastante proveitoso”, disse.
Na sapataria Aline, também localizada na galeria Kennedy, a grande aposta é em produtos com preços acessíveis. A variedade de marcas será o grande atrativo da loja para as vendas de Natal. Segundo o gerente Osvaldo Almeida, os sapatos femininos como sandálias e rasteirinhas são os mais vendidos, enquanto quem comanda as vendas no setor masculino, são os tênis.
“A proporção de venda em relação aos outros meses é que dezembro atinja de 30 a 50% de aumento. Por isso, temos que nos preparar, comprando mais mercadorias, contratar funcionários extras para garantir o bom atendimento. E, devido à recessão econômica que o país vive, estamos nos adequando, investindo em produtos mais baratos que são os mais procurados pelo consumidor, mas a expectativa é boa. A gente tem que ter esperança, manter o otimismo e se preparar”, afirmou.
As lojas que comercializam artigos de decoração também se preparam espacialmente para o Natal. Um exemplo é a Emporium, localizada no Plaza Shopping, no Aterrado. Os enfeites para casa com o tema de Natal, como as árvores e seus acessórios, papais Noéis, e presépios são itens muito vendidos nesta época. Mas os utilitários para o lar, como jogos de taças, faqueiro, aparelhos de chá e café, toalhas de mesa também fazem sucesso. A vendedora Viviane Ferraz explicou como acontece a preparação da loja.
“A feira de produtos natalinos acontece em março, então, a proprietária da loja sempre comparece para conhecer as novidades, saber o quê é tendência no mercado. Desde então, as encomendas já começam a ser feitas. Começamos a expor as peças de Natal ainda em setembro. Isso é uma cultura da Emporium, de se antecipar a essas datas”, comentou.
Segundo ela, além disso, as pessoas começam a preparar suas casas com antecedência. “O ápice no Natal é a família reunida para a ceia. Para atender a esse público, contamos com muita variedade de aparelhos de jantar’, adiantou.
Presidente da CDL-VR fala sobre a importância da preparação do comércio
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, falou da importância do comércio estar preparado e pronto para atender o consumidor para as vendas de Natal. “Novembro ainda dá tempo de acertar detalhes, mas dezembro tem que ser focado no atendimento ao cliente, concentrar nele, por isso, as lojas já devem estar prontas para recebê-los”, disse.
Ela ressaltou que todos os setores do comércio e dos serviços terão a chance de aumentar seu volume de vendas e melhorar os resultados, se acreditarem e investirem nisso. E dá a dica: “basta preparar o estoque com os produtos mais procurados, decorar a loja, investir em bom atendimento e aproveitar o grande fluxo de consumidores nos principais pontos comerciais da cidade”.
Dorinha lembrou que a campanha de Natal este ano está cheia de novidades. “Nesta edição da revista e no nosso site, vocês podem ficar por dentro de todos os detalhes. Está inovadora, tecnológica e com ótimos prêmios”, acrescentou.