Acordar cedo, sair às pressas para o trabalho, enfrentar o transporte coletivo, na maioria das vezes, ter tempo para comer e ainda fazer todas as tarefas do dia. Para muita gente, uma rotina estressante e que pode trazer problemas para a saúde. Quem trabalha, em média oito horas por dia, acaba fazendo refeições rápidas e não se organizando para o dia a dia. A gente foi atrás de dicas que podem ajudar a melhorar essa rotina.
A nutricionista Flávia Morais, explica que muitas doenças comuns são provocadas pela falta de cuidado com a dieta, inclusive a obesidade e a anemia. E como não é possível esticar o tempo, certas cautelas no momento da escolha e do preparo dos alimentos são essenciais para manter hábitos nutricionais de qualidade.
"Vale à pena, por exemplo, acordar um pouco mais cedo e tomar um café da manhã reforçado, com opções selecionadas, que fortalecerão o organismo, mantendo seu funcionamento ideal", afirma a nutricionista.
Para a especialista é preocupar-se menos com as calorias da dieta e dar atenção à quantidade de nutrientes do alimento. "Sementes oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, avelãs), por exemplo, são bastante calóricas, porém fornecem nutrientes importantes, como gorduras insaturadas, que atuam na regularização dos níveis de colesterol, vitaminas e minerais de ação antioxidante, que retardam o envelhecimento. Se consumidas dentro da quantidade recomendada, que corresponde a 30 gramas, auxiliam na prevenção do aparecimento de doenças degenerativas", explica.
CONFIRA ALGUMAS DICAS
- Planejar o dia na véspera, é a melhor maneira de evitar correria pela manhã.
- Escolha o que vá comer no dia seguinte, deixe a bolsa preparada com uma refeição balanceada para o café da manhã, com uma fruta, um carboidrato integral e uma proteína.
- Para quem tem alguma intolerância à lactose, a proteína do leite, ou ao glúten, é bom procurar ajuda de um nutricionista ou um médico especialista.
- Para o lanche da manhã, não exagere nas calorias, mais uma porção de fruta, pode ajudar.
- Para o almoço, divida seu prato sendo metade dele de salada folhosas, uma porção de legumes, 100 gramas de carne ou peixe, 100 gramas de carboidrato integral e grãos como feijão.
- Coma de três em três horas, intercalando as refeições de preferência com frutas ou oleaginosas.
- Faça alongamentos durante o trabalho para evitar problemas como a LER – Lesão por Esforço Repetitivo.
- Priorize as tarefas mais urgentes do dia.
- Coma devagar, sem estar em frente ao computador, ao telefone ou fazendo outra tarefa que possa tirar sua atenção da comida.
- Beba 2 litros de água por dia.
- Pratique atividades físicas.