Pelo quinto mês consecutivo, as vendas no crediário continuam em queda. Agosto, apesar do Dia dos Pais, o comércio vendeu 11,58% a menos do que em julho, que já havia registrado uma alta redução do volume de negócios. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), os números mostram que o consumidor está optando por pagar à vista ou por outros meios de pagamento nos últimos meses.
O número de novas inclusões de pessoas inadimplentes no banco do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) caiu 38,72%, em contrapartida, o número de cancelamento também caiu, 40,37% em relação ao mês anterior.
Para a presidente da CDL-VR, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, a expectativa é que agora com a definição política no país, a economia volte a apresentar uma leve melhora, mas os comerciantes precisam ficar atentos às oportunidades. "É hora de chamar os clientes em débitos para renegociar suas dívidas, porque a maioria quer ficar com o nome apto para comprar novamente. Também é preciso investir em promoções e identificar o perfil desse consumidor mais criterioso na hora de gastar seus rendimentos", acrescentou.
Dorinha lembrou que, além do Dia das Crianças, que funciona como um termômetro para as vendas de fim de ano, a campanha Natal de Prêmios, que já foi pré-lançada em agosto, vem somar para ajudar a melhorar esses índices. "Com o sorteio de prêmios, o consumidor se sente prestigiado e opta por lojas com melhores preços e prazos para pagamento, de olho nos prêmios, por isso, é importante que todos possam aderir à campanha", acrescentou.