Notícias

Uma vitrine bonita e eficiente é um convite ao cliente para entrar em sua loja

Revista O Lojista - edição 144 - página 24 - 08/09/2016

A vitrine é uma das principais ferramentas de marketing de uma loja. É ela que faz a ligação direta entre o cliente e o vendedor. Uma vitrine bem elaborada tem que ser capaz de resumir a personalidade da loja. Depois de vê-la, o consumidor deve formar na sua imaginação o que vai encontrar depois da porta. 
Por isso, é importante que a vitrine esteja em sintonia com o conceito do negócio e, claro, com o interior do ponto de venda. Caso contrário, você terá um cliente frustrado em suas expectativas. A ideia é surpreender positivamente o consumidor do começo ao fim.
A vitrine é um retrato da sua loja. Por isso, ela merece atenção especial dos lojistas, sejam eles grandes, médios ou pequenos empresários. Se em poucos segundos uma vitrine conseguir reter a atenção do consumidor e encaminhá-lo para o interior da loja, pode comemorar porque o cliente aceitou o convite.

Razão e Emoção

A vitrine tem a função de conquistar o cliente, tanto pela emoção quanto pela razão. Quando a vitrine conta uma história inserindo os produtos da loja num cenário cheio de imaginação, ela induz o consumidor a sonhar. O objetivo é fazer com que ele entre na loja e realize o seu desejo. 
Ao mesmo tempo, a vitrine deve atender ao lado racional do cliente. No caso de uma loja de roupas, informar quais são as tendências da moda, apontar comportamentos, ensinar como coordenar as peças e ainda fornecer preço e as condições de pagamento de maneira discreta.
Todas estas informações devem estar expostas de forma muito clara e objetiva porque um cliente leva em media cinco segundos para tomar a decisão de entrar na loja ou não. Não dê motivos para ele seguir em frente e ir embora, ou entrar na loja ao lado.

Por que investir na vitrine?

A vitrine é a forma de comunicação mais barata se compararmos com os custos de produção e veiculação de comerciais em mídias tradicionais como: rádio, televisão, jornal, revistas e catálogos. Além disso, ela é flexível, pois é possível mudar rapidamente uma vitrine que não atraiu muitos olhares.
Também é muito mais fácil visualizar o impacto de uma vitrine do que de um catálogo. A resposta do cliente é imediata, o que também permite ajustes com mais eficiência. É através de uma vitrine que a loja faz uma declaração clara a respeito do segmento de público que pretende atingir. 
Para cumprir a função de atrair o cliente para dentro da loja, uma vitrine precisa ser renovada sempre. O ideal é que o consumidor sempre encontre novidades. Do contrário, aumentam as chances dele pensar que já viu tudo e seguir em frente. Nem sempre é preciso mudar a ambientação, às vezes, basta trocar as roupas nos manequins para dar a impressão de renovação. Uma vitrine estática perde seu principal objetivo que é o de causar impacto.

Planejamento

Faça um planejamento anual da sua vitrine. Como ferramenta estratégica, ela merece esse cuidado. O plano deverá ter como base o calendário promocional do varejo, que inclui datas comemorativas como: Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Além de períodos especiais como: volta as aulas, festas juninas, jogos da copa, Olimpíadas. Por falar em datas, não esquecer de mudar a vitrine logo no dia seguinte à comemoração ou ao evento.

*Marilza Dutra Reis, é bacharel em Direito pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), MBA em Marketing e Varejo pela Universidade Barão de Mauá/SP e analista do Sebrae/RJ no Médio Paraíba.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir