Um contador que abriu uma transportadora há 36 sem ao menos possuir um caminhão e hoje é um dos maiores empresários da região. Essa é a história de Vivaldo Moreira, dono da Transporte Generoso. Filho de motorista de caminhão, começou a sua carreira trabalhando no setor administrativo de uma empresa. Sua garra e seu espírito empreendedor o levaram a ser um exemplo de sucesso no segmento. Sua empresa tem cerca de 200 veículos, empregando 750 pessoas e atendendo todo o estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Recentemente, a empresa firmou uma aliança com outras três transportadoras, passando a atender 12 estados do país, ampliando a frota de mais de 2 mil caminhões.
O LOJISTA: Como surgiu a Transporte Generoso?
Vivaldo Moreira: Conhecia o diretor industrial da Litográfica Volta Redonda, há mais de 30 anos, que buscava cliente para a empresa. Eu tinha um relacionamento grande com diversas empresas da região. Ele se encantou com a minha forma de lidar, de conduzir as coisas e mandou um funcionário dele me perguntar se eu tinha interesse em abrir uma empresa de transporte, que ele poderia me ajudar. Eu não tinha estrutura nenhuma, só aceitei o desafio depois de algum tempo. Meu patrão, reconhecendo todo o meu trabalho, resolveu me demitir para que eu pudesse sacar meu fundo de garantia. Abri a empresa em 1980, mas continuei trabalhando como contador. Nesta época, nem caminhão eu tinha, alugava caminhões na rua para realizar o serviço de transporte. O tempo foi passando, fomos conquistando novos clientes, buscando novos negócios, até comprar o primeiro caminhão, dois anos após a abertura da empresa. E assim nós fomos melhorando, expandindo os negócios, colocando o pessoal na rua para vender um serviço diferenciado, juntando dinheiro para comprar caminhão, com muito trabalho e esforço.

O LOJISTA: Qual é o maior diferencial da empresa?
Vivaldo Moreira: Desde 1999 começamos a nos esforçar cada vez mais para oferecer um serviço rápido e de qualidade para o cliente. O que todos faziam com 24, 48 horas eu fazia com quatro horas e mais. Eu tinha o hábito de dizer que nós éramos mais rápidos que avião. Começamos a oferecer um serviço chamado “expresso do meio-dia”. Conseguíamos isso porque enquanto as empresas pegavam a carga em São Paula, levava para o Rio para trazer para região, a Generoso pegava a carga para cá, aqui distribui e ganhava 24 horas em relação as outras transportadoras. Então, desde o princípio, além da excelência no serviço e do respeito pelo cliente, a rapidez na entrega sempre foi nosso maior diferencial
O LOJISTA: A Transporte Generoso é uma grande parceira da CDL-VR. Qual a importância dessa união?
Vivaldo Moreira: As CDL´s, de um modo geral, impulsionam o trabalho da gente. A CDL oferece para o empresário uma grande vantagem, pois através da entidade ele pode conhecer algumas práticas de negócios que são importantes para ele. O comerciante deve ter a CDL como a casa dele. Ele não deve ficar afastado, é só ele olhar para uma coisa que diz que a união faz a força.
O LOJISTA: Sabemos que a sua empresa está sempre envolvida com as causas sociais. Essa política sempre fez parte da Transporte Generoso?
Vivaldo Moreira: Você acha que uma empresa que tem como logomarca um coração e que tem esse nome não estaria envolvida com as coisas sociais? Acho que isso nasceu comigo, até por causa da minha história de vida, pelas dificuldades que passei. Se a gente tem oportunidade de ajudar, a gente ajuda, seja em Volta redonda, Valença, Barra Mansa. Barra do Piraí. Temos participações efetivas em asilos, como o Lígia Sampaio de Moraes, em Barra Mansa, distribuímos bolsas de compras para algumas pessoas, fazemos fretes solidários de cadeira de rodas. Quando eu tinha uns 17 anos eu imaginava que eu podia ter uma empresa e através dela eu poderia ajudar os outros. Hoje eu tenho consciência que a riqueza que a gente tem não está no dinheiro que a gente ganha, está na saúde, na harmonia, na felicidade que podemos proporcionar aos outros.