O mapeamento de processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de desenvolver e implantar um novo. O mapeamento também auxilia na identificação de pontos fortes, pontos fracos (complexidade na operação, altos custos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação e procedimentos), além de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e aumentar a performance da empresa.
Mapear um processo significa desenhar o fluxo de suas atividades, para retratar sua situação atual, documentar a visão futura e entendê-lo por completo, de forma a possibilitar a compreensão necessária para se pensar em uma maneira de melhorá-lo.
Os principais objetivos do mapeamento de processo são:
- Reter o conhecimento na empresa;
- Padronizar a execução das atividades;
- Garantir homogeneidade da informação para todos os colaboradores;
- Garantir melhoria dos processos, visando eliminar atividades, regras obsoletas, gerenciamento desnecessário e identificar gargalos para eliminá-los ou gerenciá-los;
- Identificar as melhores formas de controle e gerenciamento;
- Garantir a atualização dos processos;
- Possibilitar o planejamento futuro.
Para cumprir sua missão uma organização precisa identificar as necessidades e expectativas dos seus clientes, considerando os requisitos necessários para atendê-los de forma satisfatória. Além disso, é necessário mapear os processos, definindo atividades e as responsabilidades das pessoas envolvidas e estabelecendo o uso adequado dos recursos disponíveis. Nestas condições, as pessoas operam os processos e também participam no planejamento das atividades, na prevenção e solução de problemas, na eliminação de desperdícios e no aumento da produtividade.
A gestão por processos une as pessoas da organização em torno de objetivos comuns, criando um ambiente agradável, cooperativo e produtivo, o qual assegura o alcance de resultados mais efetivos.
Patricia Rocha de Moura Neves, administradora de empresas, com MBA executivo em gestão de negócios com ênfase em micro e pequena empresa e analista do Sebrae na Região do Médio Paraíba.