Deputados debatem carga tributária em live que marca a abertura do Dia Livre de Impostos

03/06/2020

Para abrir a 14ª edição do Dia Livre de Impostos, a CNDL e a CDL Jovem realizam, no dia 4 de junho, a partir das 10h, uma live que contará com a participação do presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, Efraim Filho, e do deputado federal e relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro.

O encontro contará com a presença do ex-deputado federal e consultor da CNDL em questões tributárias, Luiz Carlos Hauly, para debater com os convidados a alta carga tributária brasileira e a ineficiência da administração pública, que adquiriu novos contornos com a crise mundial provocada pela Covid-19.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa a promoção do equilíbrio fiscal e da justiça social tornou-se ainda mais urgente diante da crise da Covid-19.

“A projeção do aumento dos gastos do governo por conta das ações emergenciais na pandemia do coronavírus e a perspectiva do fechamento de milhares de empresas tornou a discussão sobre o sistema tributário no país inadiável”, afirma Costa.

O líder do projeto do Dia Livre de Impostos, Raphel Paganini, que será o mediador da live, destaca a importância do debate sobre a agenda da reforma tributária no país.

“O brasileiro trabalha mais de cinco meses do ano para pagar impostos. A agenda sobre uma mudança tributária brasileira trará estímulo à competitividade entre as empresas, a melhoria do ambiente de negócios e a ampliação do volume de investimentos internos e externos, resultando em maior desenvolvimento e crescimento econômico”, afirma Paganini.

Acompanhe a live ao vivo pelo canal do Youtube da CNDL: https://www.youtube.com/cndlbrasil

DLI

O DLI foi criado em 2006 como uma forma de protesto contra as altas cargas tributárias no Brasil. O movimento chama atenção para a ineficiência do sistema tributário e a necessidade de simplificação e digitalização dos processos fiscais.

Como já é tradicional no Dia Livre de Impostos, lojistas de todos os Estados e do Distrito Federal vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. “Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto”, diz Lucas Pitta.

Devido à pandemia da COVID-19 e às medidas de isolamento e de distanciamento social, o DLI será totalmente online. “Neste ano, destacaremos ainda mais as vendas online, formato mais adequado para o momento, a fim de estimular a digitalização do varejo e a venda através dos canais digitais”, diz.

O DLI contará com a participação de diversos segmentos do varejo, como supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias e restaurantes. No ano passado, o movimento contou com a adesão de mais de 5 mil lojistas.

Para saber as empresas que aderiram ao DLI, basta acessar a página www.dialivredeimpostos.com.br