Em 2025, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) investiu mais de R$ 250.000,00 em capacitação empresarial, visando preparar o setor produtivo diante das mudanças que o mercado vem exigindo, desde a Inteligência Artificial à Comunicação, passando pela Reforma Tributária, Gestão, Marketing, entre outros temas. Esse aporte de investimentos para este ano, contou com a palestra, no dia 13 de outubro, do filósofo e escritor, Mario Sergio Cortella, no Cine Nove de Abril, na Vila Santa Cecília, com o tema “Cenários Turbulentos – Mudanças Velozes”.
Com patrocínio das empresas Cláudio Imóveis, Drogarias Povão, Plamesc e UniFOA, o evento reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre empresários, autoridades e professores e pessoas que dão valor a agregar conhecimento para o crescimento profissional e pessoal. O evento também promoveu a solidariedade com a arrecadação de latas de leite em pó para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
“Escolhemos o Cortella para encerrar nosso calendário de palestras, porque ele é um dos principais pensadores e influenciadores do país, conhecido também mundialmente por sua trajetória e dezenas de livros publicados, com quase 20 milhões de seguidores só no Instagram e com muito conteúdo para agregar. Na velocidade que o mundo vem se transformando, ouvir quem analisa essas transformações com tanta sabedoria, é fundamental para repensarmos nossas empresas, nossa visão do presente para preparar um futuro, diante dessas mudanças velozes, por isso, o tema da palestra foi para ascender esse alerta da necessidade de não parar no tempo”, afirmou o presidente da CDL-VR, Giovane Freitas Ferreira.
Ele ressaltou ainda que, como uma instituição que está sempre oferecendo suporte e serviços para os empreendedores, a CDL de Volta Redonda, tem ainda esse compromisso com o incentivo à capacitação das empresas e seus colabores, visando manter o setor produtivo atualizado e nessa jornada de crescimento, se mantendo como líder da economia do Sul do Estado. “Esse é um dos nossos objetivos, criar oportunidades de aprendizado, incentivar o desenvolvimento e manter as empresas com foco nessa jornada de transformação, acompanhando as tendências do mercado e dos mais diversos cenários econômicos, mesmo diante de crises”, acrescentou.
Giovane agradeceu as empresas que estão patrocinando o evento e ressaltou a importância de participarem desse momento. “Além de ser uma excelente oportunidade de associar a marca ao nome da CDL e ao do Cortella, mostra o compromisso social ao fazer esse investimento que trará muito retorno para esses patrocinadores. Ficamos felizes de estar realizando essa palestra com o patrocínio de empresas tão sérias e que acreditam na importância da transformação pelo conhecimento”, acrescentou.
Cortella focou na importância da transformação diante de cenários turbulentos, que exigem mudanças velozes, frisando que é essencial um trabalho coletivo, com inteligência, usando todas as ferramentas disponíveis, com inovação, o digital e tecnologia. “Um tema muito importante, porque não se pode ficar parado no tempo. É preciso se antecipar as mudanças. Reagir quando for preciso, criar e se desenvolver com inteligência, numa ação de coletividade, em busca do sucesso. Gosto muito de Volta Redonda, estive aqui, pela primeira vez, em 1970. E fico feliz em voltar nesse espaço e falar para 1.500 pessoas, que vão sair dessa noite com uma reflexão sobre vários aspectos”, disse.