O Natal mantém sua posição como a data mais importante para o varejo brasileiro, impulsionado pela forte tradição de presentear e pelo espírito de celebração familiar. A pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), estima uma movimentação de aproximadamente R$ 84,9 bilhões na economia, com 76% dos consumidores planejando dar algum presente neste Natal. A data deve levar 124, 3 milhões de consumidores às compras.
Os filhos lideram a lista de presenteados neste Natal (58%), seguidos pela mãe (46%), cônjuge (40%), pai (23%) e irmãos (23%). O presente de maior valor será destinado aos filhos para 28% dos consumidores, 19% para o cônjuge e 18% a mãe.
Roupas, perfumes/cosméticos, calçados, e brinquedos lideram o ranking dos presentes
No Natal, as roupas lideram as intenções de compra (52%), seguidas por perfumes e cosméticos (36%), calçados (30%), brinquedos (30%) e acessórios (22%). 43% já substituiu ou pretendem substituir os presentes materiais por experiências, como viagens, jantares, passeios ou shows.
De acordo com os entrevistados, 38% pretendem comprar a mesma quantidade de presentes este ano frente a 2024, 31% pretendem comprar mais e 20% menos.
Já 41% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 26% gastar menos e 23% gastar a mesma quantia. Entre os que aumentarão os gastos: 36% darão um presente melhor, 34% afirmam que os preços estão mais caros, 18% economizaram ao longo do ano e 17% pretendem dar mais presentes.
Enquanto, entre os que gastarão menos, 30% querem economizar, 25% estão em situação financeira difícil, 19% devido às incertezas com relação à economia brasileira para o ano que vem e 17% têm outras prioridades de compra.
Compras serão realizadas principalmente nas lojas físicas. Sites internacionais ultrapassam os nacionais na preferência dos consumidores online
As lojas físicas seguem como o principal canal de compra neste Natal: 75% dos consumidores pretendem adquirir os presentes presencialmente. Os principais pontos de compra serão as lojas de departamento (36%) e os shopping centers (31%).
Em relação às compras online, 58% declaram que irão adquirir pelo menos algum presente de Natal pela internet, o que representam 94,2 milhões de pessoas. Em média, 70% dos presentes serão adquiridos por esse canal.
Entre os consumidores que pretendem comprar pela internet, 71% devem utilizar aplicativos de compras, 61% farão as aquisições por meio de sites. O Instagram aparece como canal de compra para 23%.
De acordo com os entrevistados, os canais online preferidos para as compras de Natal, são os sites de lojas internacionais (64%), seguidos por sites nacionais (42%), que registram uma retração de 13 p.p. em relação a 2023. Também ganham relevância os classificados de compra e venda de produtos novos e usados (41%) e as lojas de departamento (38%). Entre os consumidores que compram em sites ou aplicativos internacionais, 56% priorizam lojas brasileiras.
A pesquisa mostra que o consumidor está atento e pretende fazer pesquisa antes de comprar. Oito em cada dez (82%) pessoas que farão alguma compra, pretendem fazer pesquisa de preços antes de comprar os presentes para o Natal para economizar. Em relação ao local da pesquisa, 87% pretendem pesquisar preços pela internet, sendo que 75% utilizarão os sites e apps e 47% usarão as redes sociais. 63% farão pesquisas em lojas físicas, principalmente nas lojas de shopping (41%) e de rua (34%).
Os principais sites e aplicativos utilizados para pesquisar preços serão os de lojas internacionais (69%), os buscadores (52%), marketplaces de compra e venda de produtos novos e usados (52%) e de lojas de departamento (47%).
59% consideram que os preços dos presentes este ano estão mais caros que 2024, 32% na mesma faixa de preço, e 8% mais baratos.
PIX e Cartão de crédito serão principais formas de pagamento. Número médio será cerca de 5 parcelas
As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: PIX (54%), cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (28%) e dinheiro (23%).
Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,8 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril ou maio de 2026.
De acordo com os consumidores, 79% acreditam que o crédito influencia muito ou um pouco nas decisões de compra de Natal, sendo que para 39% sem o crédito comprariam bem menos presentes.
“Duas tendências se destacam e merecem a atenção do varejista. A primeira é a crescente busca por presentes não-materiais, substituindo produtos por experiências, como viagens ou jantares. A segunda é a consolidação da jornada multicanal. O varejo precisa estar preparado para oferecer uma experiência fluida e integrada entre diferentes canais, tanto no online quanto no atendimento direto com o consumidor”, destaca Costa.
METODOLOGIA
Sobre a CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é o maior bureau de crédito da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
Sobre a Offerwise – Há mais de 16 anos que a Offerwise vem abordando de maneiras inovadoras a pesquisa de mercado. Com um modelo único e próprio de recrutamento tem conseguido construir um dos principais painéis de pesquisa no mundo, evoluindo para uma empresa robusta de campo online com uso de tecnologia avançada. Detém o maior e mais representativo painel da América Latina e Hispânico nos EUA. Os escritórios ao redor do mundo estão compostos por profissionais de pesquisa de mercado que conhecem e compreendem suas culturas locais e também os consumidores que se deseja alcançar.
CDL Volta Redonda
CDL Volta Redonda
CDL Volta Redonda
Evento foi realizado no Cine Nove de Abril, no dia 13 de outubro para quase 1.500 pessoas
CDL Volta Redonda
Leia Mais Notícias