Notícias

SOBRE O USO DO AR CONDICIONADO

19/03/2020

Para ocorrer a disseminação do vírus CODVID-19 é necessário condições que favoreçam sua transmissão. Lembramos que as formas de transmissão, de acordo com o ministério da saúde são: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mãos e objetos e superfícies contaminados. Diante dessa informação e considerando um sistema de climatização devidamente projetado, instalado e com a rotina de manutenção preventiva estabelecida e executada dentro dos parâmetros exigidos pela legislação e normas vigentes, o sistema de climatização contribui para evitar o disseminação do vírus, uma vez que:

  1. A renovação de ar garante uma diluição do ar de interior e assim contribui para promover um ambiente com ar de interior de qualidade – que não contenha concentração de poluentes tal que provoque agravos à saúde dos ocupantes do ambiente;
  2. Os sistemas de ar condicionado possuem elementos filtrantes que retém partículas e micro gotículas evitando dessa forma a circulação do vírus no ambiente;
  3. Os sistemas de ar condicionado proporcionam controle de temperatura e umidade que são fatores físicos que contribuem para que o vírus não se desenvolva ou sobreviva por muito tempo e assim não contamina mais pessoas.

Como forma de constatar o que foi descrito, é importante lembrar que muitos protocolos médicos exigem para tratamento de doenças que o ambiente tenha ar condicionado com controle rigoroso de temperatura e umidade com números e valores específicos para auxiliar no tratamento. Uma vez que seu ambiente climatizado tenha sido devidamente projetado, instalado e tenha boas condições de operação, manutenção e controle, o ar condicionado cumpre sua missão de garantir o ambiente mais saudável as pessoas.

Aproveitamos para destacar a importância do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle de Sistemas de Climatização) que tem como objetivo garantir a qualidade do ar de interior e bem estar e conforto dos ocupantes.

 
Escrito por Ana Carolina de Souza Rodrigues, Engenheira Mecânica, Sócia da Frigerar – Técnicas em Refrigeração e Ar Condicionado

Fonte de Pesquisa: ABRAVA e Ministério da Saúde do Brasil

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir