O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes no calendário comercial e a expectativa de aumento nas vendas para 2025 é de 3% em relação a igual período do ano passado. A estimativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), que já percebe um movimento maior nas áreas comerciais. O setor que deve ter um desempenho maior é do comércio especializado em brinquedos, roupas e acessórios infantis, mas a data também movimenta os setores de lazer e gastronomia, uma vez que muitas famílias aproveitam o Dia das Crianças para realizar alguma atividade.
“Além dos pais, tios, padrinhos e avós também costumam presentear, o que contribui para alavancar ainda mais as vendas. A CDL de Volta Redonda tem orientado os lojistas e outros segmentos a investirem nas vitrines, mídias digitais, promoções e pacotes promocionais para lembrar o consumidor da data, visando incentivar o movimento no comércio local”, afirmou o vice-presidente da CDL-VR, José Luiz Vidigal Fagundes Costa.
Ele ressaltou que, desde fevereiro deste ano, a CDL tem realizado o Ciclo de Palestras, focado em capacitação empresarial, sempre orientando também sobre essas datas comemorativas que sempre são importantes para o comércio. A última palestra vai ser dia 13 de outubro, no Cine Nove de Abril, a partir das 19h30min, com ingressos vendidos pela Guichê Web, e para associados, na sede da entidade, na Rua Simão da Cunha Gago, 19, Aterrado.
Em anos anteriores, a pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil apontou que mais de 70% dos brasileiros planejavam ir às compras e que o varejo movimentava bilhões, mostrando que a data é crucial para o comércio. Só em 2024, essa data movimentou mais de R$ 18 bilhões, segundo esses dados. A previsão para este ano, gira em torno de 4%, na média nacional.
Comércio com horário de funcionamento estendido
Para atender os consumidores com mais comodidade, o horário do comércio de rua também está sendo estendido. Neste sábado, 04/10, e no próximo, 11/10, as lojas podem funcionar até 18h30min, e também podem abrir no domingo. Durante a semana que antecede à data, de 06 a 10/10, o comércio pode funcionar até 20h30min. Para abrir, é preciso comunicar ao Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR) e ao SEC (Sindicato dos Empregados do Comércio), pelo Termo de Adesão. Volta Redonda conta hoje, no geral, com mais de 12 mil estabelecimentos comerciais, tanto no setor de varejo quanto de serviço, gerando quase 50 mil empregos diretos.
“Estamos otimistas com relação às vendas, porque é a segunda melhor data para lojas especializadas em produtos infantis, ficando atrás apena do Natal. E, como sempre, pensando numa flexibilidade de horário para atendimento, o comércio de uma forma geral, pode funcionar até mais tarde, respeitando a Coleção Coletiva. As lojas da nossa cidade estão preparadas e com um mix variado de produtos, com promoções e facilidades para pagamento”, afirmou Levi Freitas, presidente do Sicomércio-VR.