Saúde em dia

Revista O Lojista - edição 179 - página 30 - 13/11/2019

O mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata. O tipo mais frequente da doença entre os homens, atrás somente do câncer de pele. Embora seja muito comum, por medo, preconceito ou desconhecimento muitos acabam descuidando da saúde e não buscam acompanhamento médico.
Na fase inicial, o câncer de próstata cresce lentamente e não costuma apresentar sintomas. No entanto, tumores em estágios mais avançados, que não são descobertos no início, podem causar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de urina com sangue.
O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, por isso, é importante que os homens tenham atenção com a própria saúde e visitem o médico regularmente. O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio do exame físico toque retal e do exame de sangue - dosagem do PSA.
Com hábitos saudáveis é possível prevenir a doença:
    • Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
    • Fazer atividades físicas;
    • Manter o peso corporal adequado
    • Diminuir o consumo de álcool;
    • Não fumar.
Homens a partir dos 40 anos ou com histórico familiar da doença devem visitar o médico urologista regularmente e realizar exames de rotina.
Tecnologia para cuidar
O Hospital da Unimed Volta Redonda possui uma tecnologia de ponta com equipamentos modernos e atendimento humanizado para atuar no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, além de acompanhamento médico especializado. Suporte para exames, tratamento com equipe multidisciplinar, como fisioterapia pélvica e psicologia, além da estrutura de Oncologia Geral, Onco Hematologia, Infusão de quimioterápicos e Cirurgias Oncológicas. A unidade hospitalar atende clientes Unimed, particulares e outros convênios.