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Revista O Lojista - edição 179 - página 29 - 13/11/2019

O SPC Brasil está ajustando o layout do sistema, alterando a tela do Login, o Painel de Controle e as telas de consultas. Devido à Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD) nº 13.709/2018, está sendo implantando também o Duplo Fator de Autenticação, para dar mais segurança ao acesso do sistema.
O principal motivador da mudança na forma de acesso ao sistema é atender as definições da LGPD, uma vez que, sem esses fatores de segurança, não será permitido acessar os produtos do SPC Brasil.
Segundo o gerente-executivo da CDL-VR, basicamente, o Duplo Fator de Autenticação é uma medida preventiva que incluirá duas camadas de segurança ao acesso do Sistema SPC. “O operador terá que incluir um código enviado via SMS ou um link por e-mail e outro código gerado por um token, disponibilizado por meio de um APP de autenticação para o celular ou um programa de autenticação instalado no computador”, explicou.
A CDL-VR já está realizando o trabalho voltado para atualização e informação dos associados sobre as alterações. O novo formato está sendo apresentado pelas nossas atendentes. A medida promete trazer mais segurança para os usuários do SPC Brasil. Veja abaixo alguns dos principais esclarecimentos sobre as mudanças no sistema.

    • A mudança será para todos os operadores existentes na base e para todos os bancos de dados;
    • Haverá um aplicativo específico para a geração de tokens de acesso ao sistema de consultas (o utilizado para certificados digitais não são válidos neste modelo);
    •  Se o associado tiver mais de um cadastro com CNPJ´s diferentes abaixo da entidade, ele poderá ter mais de um operador com o mesmo CPF;
    • A palavra-secreta não existirá mais, pois será substituída pelo token;
    • É possível deixar ambos instalados, porém, apenas um deles será válido para acessar o sistema. Se houver necessidade, o usuário poderá recadastrar o token a qualquer momento na tela de login do sistema SPC Brasil.
    • O sistema só permitirá o cadastro de um e-mail por operador, assim como CPF e telefone celular. 
    • Um novo token é gerado de 30 em 30 segundos, tanto no APP quanto no programa para desktop.
    • Os links de validação do e-mail e do SMS expiram em duas horas. Após esse período, o usuário precisará solicitar o reenvio pela própria tela de sistema.

Demais dúvidas sobre a utilização do novo sistema, podem ser solucionadas pelo telefone (24) 3344-8050.

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Agência Interagir