Conversando com SEBRAE

Revista O Lojista - edição 179 - página 13 - 13/11/2019

gos diretos e contribuindo para a elevação do PIB estadual. Trata-se de uma região estratégica por conta de seu potencial logístico, às margens de rodovias importantes, tais como a BR 116 (Via Dutra) e a BR 393 (Rio x Bahia).
Paralelamente, a região se destaca por ser um polo automobilístico e educacional, abrigando diversos centros de ensino técnico, faculdades, universidades e montadoras de automóveis e possui grande potencial turístico evidenciado, em especial, pela região montanhosa das Agulhas Negras e por seu acervo preservado de fazendas históricas, oriundas do ciclo cafeeiro do século XIX.
O LIDER Vale Médio Paraiba iniciou na região em outubro de 2017, onde foi elaborado um Plano Estratégico de desenvolvimento Econômico e Social a ser implantado até 2030 nos 12 municípios.
Estruturado, inicialmente, por um grupo composto por mais de 50 líderes, entre empresários, representantes do poder público, do terceiro setor e universidades, conta hoje com mais de 100 líderes efetivos e engajados em trabalhar em prol de um futuro melhor para a região.
Dentro da metodologia do LIDER Vale Médio Paraiba, o desenvolvimento do plano estratégico foi dividido em duas etapas, a primeira foi a fase operacional, encerrada em junho de 2018, após oito encontros. Durante esse período, o grupo, devidamente estruturado, estudou as necessidades e potencialidades da região e, na sequência, elaborou então, o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Regional, priorizando os seguintes eixos: Educação, Mobilidade & Logística, Tecnologia e Turismo.
Atualmente, o LIDER Vale Médio Paraiba encontra-se na sua segunda fase, a pós-operacional, na qual ocorre a institucionalização do grupo e definição do modelo de governança, para gerir a implementação das estratégias de desenvolvimento regional estabelecidas, assim como monitoramento dos compromissos regionais.
A sociedade organizada da região do Médio Paraíba encontra-se madura para construção de uma nova fase de prosperidade e desenvolvimento econômico e social.