Conversando com SEBRAE

Revista O Lojista - edição 179 - página 12 - 13/11/2019

Verifica-se, nas últimas décadas, uma evolução do conceito de desenvolvimento a partir da sua dimensão espacial. Nesse sentido, o conceito governança territorial ganha força para referir-se ao conjunto de iniciativas ou ações que denotam a capacidade que uma sociedade organizada territorialmente possui para gerir os assuntos públicos a partir do envolvimento coletivo e consorciado dos atores sociais, econômicos e institucionais, incluindo o Estado nas suas diferentes esferas, ampliando-se dessa forma a possibilidade de estímulo à coesão territorial.
Compreendendo a estreita relação entre o social e o econômico, bem como o potencial da integração política e produtiva entre territórios, surge, para o Sebrae, o desafio de integrar estratégica e regionalmente as lideranças para elevar o protagonismo local, os níveis de densidade empresarial e o dinamismo econômico e social de sua região, assumindo a concepção, implementação, gestão e melhoria de um plano de desenvolvimento.
A resposta a esse desafio veio por meio do Programa LIDER, um acrônimo para Liderança para o Desenvolvimento Regional.
No ano de 2010, o Sebrae Nacional desenvolveu a metodologia LIDER, cujo objetivo é mobilizar, qualificar e integrar as lideranças para o desenvolvimento de uma região. O LIDER foi concebido para mobilizar e apoiar as lideranças para a efetivação das vocações e otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. Para promover a integração, a organização política e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional.
No Estado do Rio de Janeiro, para recebimento da metodologia LIDER, foi selecionada, inicialmente, a região do Médio Paraíba composta por 12 municípios, Valença, Vassouras, Barra do Pirai, Pirai, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia. A região abriga uma seleção de grandes, médias e pequenas empresas que conjuntamente ativam a cadeia produtiva local, gerando milhares de empre