Novos Associados

Revista O Lojista - edição 178 - página 26 - 15/10/2019

O sonho de muitos meninos e meninas é fazer parte de uma agência de modelo, mas nesse meio existem diversas dúvidas e situações que precisam ser muito bem esclarecidas para que o sonho não se torne um pesadelo e tudo isso vem consequentemente de uma boa agência de modelo.

Foi o que aconteceu com Reginaldo Francis, que era modelo. Depois, de deixar as passarelas há 17 anos, ele se tornou promoter e agenciador de modelos. “Eu sempre desfilei por vários estados até que uma vez recebi um convite de ajudar a produzir um desfile e eu gostei. Nisso eu fiquei um bom tempo ajudando, mas não parei de desfilar, até que um tempo depois eu estava só produzindo desfiles, ai fui montando e me atualizando sobre o funcionamento de agências” disse Reginaldo.

Existe toda uma estrutura por trás dessas empresas que, muitas vezes, ao ver um desfile de apenas alguns minutos, não é possível imaginar a dimensão do que se passa antes, durante e depois dessas produções. Basicamente, as agências de modelos servem como uma ligação entre as marcas, grifes de lojas e as modelos.

Francis explica o que é necessário para ingressas no ramo da moda. “Para ser um modelo é necessário ter quesitos fundamentais para se destacar. Ter estilo, porte e altura são realmente primordiais na hora de ser escolhido e também tem que querer, não adianta entrar só porque a mãe acha que você é bom ou porque a tia indicou. E isso acontece muito. Além de querer ser, tem que ter vontade e saber ser elegante” completou.

O primeiro passo que os empresários da moda tomam quando querem mostrar seus produtos é procurar uma boa agência de modelo. “Para ter sucesso, ele precisa explicar o tipo de evento que pretende fazer e também o biotipo que ele está procurando, e nesse momento, entram questões ligadas às medidas das modelos. E para fazer bem o seu trabalho, as agências costumam procurar sempre pessoas que estejam dentro daquele perfil que consideram ideais, a fim de agradar o maior número possível de solicitações. Entre as características mais exaltadas estão um rosto bonito, harmonioso e simétrico”.  Segundo ele, não basta as agências terem apenas um rosto bonito. De acordo com Reginaldo, é necessário ter sempre uma grande variedade de modelos, de todas as raças, peso, porque é impossível saber o que o cliente irá solicitar naquele momento.

“Trabalho com todas as faixas etárias, mas, geralmente, não é certo que só porque a modelo tem tal idade que ela será chamada para tal evento. Tenho meninas de quatro anos que aparentam ter seis e de seis que aparentam ter dez. E meninas novas que são tão altas que dependendo do desfile não convêm escalá-las para o trabalho sendo que ela vai usar um salto e se sobressair das demais. Por isso, trabalho com todos os tipos de pessoas. Aqui na agência, trabalhamos com a terceira idade, modelos plus size e até portadores de necessidades especiais e síndrome de Down. A partir desse momento, é feita toda uma seleção, dentro daqueles pré-requisitos, para que o solicitante possa escolher aquelas que melhor atende o seu perfil” disse.

Porém, essa é apenas uma das funções exercidas pelas agências de modelo, e também a mais conhecida, no entanto, o seu trabalho é muito mais delicado. O mercado que envolve as agências de modelo é muito vasto, meninas e rapazes que fazem parte do seu casting podem atuar em diversas situações, tanto em impressos, quanto em vídeo. O seu principal objetivo é sempre buscar satisfazer os seus clientes e atender todas as suas expectativas, afinal, existe uma competição bem intensa.

“O mercado de modelo na região não é muito forte, eu como agente de modelo tenho que procurar trabalho para meus alunos como desfile e comercial, porque a valorização é pouca e é difícil ter lojistas para isso. Tento fazer o máximo, pois sou único por aqui que realiza este tipo de serviço e ajuda com oportunidade para eles” afirmou Reginaldo.