Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 178 - página 30 - 15/10/2019

A campanha Outubro Rosa chama a atenção para o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres, especialmente a partir dos 50 anos, em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, são 1,38 milhões de novos casos todos os anos. Embora mais raros, os homens também podem ser acometidos pela doença. A proporção é de um homem a cada cem mulheres com câncer de mama.

A doença pode ser descoberta ainda em fases iniciais, permitindo assim, um tratamento menos agressivo, com melhor qualidade de vida para a paciente e aumentando as chances de cura. Por isso é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração nas mamas e o autoexame é um grande aliado.

Alguns sintomas que podem ser observados:

• Nódulos fixos e geralmente indolores;
  • Alterações no formato ou no tamanho da mama;
  • Pele da mama semelhante a uma casca de laranja, feridas ou coceira;
  • Vermelhidão ou sensação de calor na mama;
  • Inversão do mamilo;
  • Secreção transparente ou avermelhada do mamilo ou inchaço e nódulos nas axilas.
Mas a melhor maneira de detectar a doença ainda em estágio inicial é por meio da mamografia. Esse é o exame cientificamente comprovado capaz de reduzir a mortalidade pelo câncer de mama em 30%, já que o método é capaz de identificar nódulos ainda muito pequenos.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que todas as mulheres a partir dos 40 anos façam anualmente o exame. Pacientes de alto risco, com histórico familiar ou mutações genéticas, por exemplo, devem começar ainda mais cedo de acordo com a orientação médica.

Tecnologia para cuidar

O Hospital da Unimed Volta Redonda possui uma tecnologia de ponta com equipamentos modernos. O mamógrafo é equipado com o tomossíntese – um método 3D que proporciona melhor diagnóstico.

Tem ainda ressonância magnética, ultrassom de mama e diagnóstico de biópsias guiados por exames de imagem minimamente invasivos também fazem parte dos serviços de diagnóstico precoce da doença oferecidos pelo Hospital. A unidade hospitalar atende clientes Unimed, particulares e outros convênios.