Dia de Finados

Revista O Lojista - edição 178 - página 24 - 15/10/2019

Apesar de o Dia de Finados ser uma data triste, também é de saudade e uma das maneiras encontradas por quem já perdeu um ente querido é prestar homenagens. E as flores são as mais escolhidas para esse momento, o que faz aumentar o faturamento das floriculturas.  A margem de lucro pode chegar até 10% durante este período que começa semanas antes do dia 2 de novembro.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) estima que no ramo de floricultura, os números desta data chegam a ultrapassar R$ 1 milhão de negócios no Brasil. Os únicos dias que se destacam mais são Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia da Mulher, segundo Darcy Machado, proprietário da floricultura Cantinho Flores. “É um dia bom de venda com aumento de 25% no movimento em consideração a um dia normal, mas não chega a ser como é em outras datas sazonais”, comentou.

A tradição do dia 2 de novembro é basicamente tirar um dia para lembrar daqueles que nos deixaram levando flores e fazendo orações em seus túmulos, como um tributo ou uma homenagem. Mas, essa tradição de levar flores aos cemitérios não é algo recente e nem nacional. Um exemplo dessa tradição é o Dia de Los Muertos no México, onde também há um ritual para a data.

Mas como a maioria das tradições no Brasil, ela vem se perdendo com o tempo e deixando de ter a força que se tinha antigamente nessa data, além de concorrências que surgem nesta data. “Essa tradição vem caindo ano a ano. A impressão é que somente as pessoas com mais idade é quem ainda continuam com a tradição de levar flores aos túmulos. E ainda tem uma particularidade que são os ambulantes que vendem flores na porta dos cemitérios, prejudicando os bastante os lojistas do ramo” completou Darcy.

Também para Jô Souza, a rotina de trabalho fica mais intensa nos dias que antecedem à data. Na floricultura Jô Mariana Flores, a procura por flores para as homenagens de Dia de Finados cresce expressivamente. “O crisântemos é o mais procurado por resistir mais, ela pode ficar no sol direto e durar até três dias. Os vasos plantados são os que mais vendem”, disse.

Por isso, a proprietária deixa o estabelecimento pronto para atender a alta da demanda, deixando as flores perfeitas e frescas e com uma boa aparência para a sua clientela. “A preparação em média é de cinco dias de antecedência. Nós abrimos no feriado do dia 2 para aproveitar o aumento do movimento e, consequentemente, das vendas”, comentou.

Ainda como conta Jô Souza, flores como crisântemos, monsenhor, margaridas, cravos, flores-do-campo e rosas são as mais procuradas em função da data. “Esperamos um acréscimo de 15% nas vendas. Temos nos preparado muito para essas datas para atender o cliente da melhor maneira possível”, afirmou.