Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 175 - página 30 - 22/07/2019

Julho é o período de férias escolares e, por isso, é preciso atenção redobrada com as crianças. Afinal, com bastante tempo livre, os pequenos estão mais vulneráveis a acidentes domésticos. Com os devidos cuidados, a maioria dos imprevistos pode ser evitada. Medidas simples do dia a dia podem proteger as crianças.

Com o frio, os pais tendem a levar os filhos para ambientes fechados, como cinemas e shopping. Nesses locais, a contaminação por vírus e bactérias é muito mais fácil. Além disso, o clima se torna mais seco, favorecendo a desidratação de vias aéreas superiores e facilitando a penetração de bactérias. Neste sentido, é importante manter as crianças hidratadas, evitar aglomerações ou lugares com pouca circulação de ar que facilitam a contaminação e manter hábitos saudáveis de vida, com uma alimentação balanceada.

Também é um bom período para fazer um checkup, levando ao pediatra, e, se necessário, reforçar vitaminas, para melhorar a imunidade. Para evitar acidentes e as infecções respiratórias ao mesmo tempo, é fundamental colocar proteção nas janelas em lugar de deixá-las fechadas.
O cuidado com as brincadeiras também deve ser primordial. Além disso, é importante lavar bem as mãos com água e sabão constantemente ou friccionar solução alcoólica a 70%.

Manter sempre a caderneta de vacinação atualizada também é fundamental nesta época do ano para a prevenção das doenças. Nas férias é preciso ficar atento por causa de viagens e áreas endêmicas para algumas doenças, ou seja, áreas onde aquela doença ocorre rotineiramente.