Quanto dinheiro e esforço é preciso para abrir um negócio? 3 passos para conseguir uma resposta

11/06/2019

A resposta mais sincera para essa pergunta é depende. Depende do negócio, da cidade, da quantidade de concorrentes existentes no momento da abertura da empresa, da quantidade e tipos de impostos incidentes e de mais uma série de variáveis.

Além de todas essas variáveis ainda é preciso ter claro que iniciar um negócio é diferente de formalizar um negócio. Abrir é muito mais caro e complexo que formalizar a sua empresa, portanto, um grande erro é planejar as finanças e o esforço pensando apenas na etapa de formalização.

1.Definição do Modelo de Negócio

Antes de pensar no modelo financeiro você pode trabalhar a sua ideia de negócio utilizando o Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas) para levantar as hipóteses estruturais da sua ideia, veja essa matéria sobre a ferramenta: http://g1.globo.com/minas-gerais/especial-publicitario/sebrae/historias-de-sucesso/noticia/2015/06/planejamento-descomplicado.html

Aqui você vai levantar premissas sobre quem são seus clientes, quais são seus canais de venda, canais de relacionamento com o cliente, preço de venda dos seus produtos ou serviços, principais parceiros, recursos, atividades, estrutura de custos e receitas.

2. Planejamento financeiro

Com o modelo de negócios em mãos é hora de fazer o planejamento financeiro, que pode ser bastante complexo. Mas você pode começar com um bom primeiro passo, que é construir o seu DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). Fazendo dessa maneira, você está começando de trás para frente – mas para quem não tem experiência nenhuma é bem mais simples porque você vai sentindo falta de informações e aos poucos procura por elas e vai montando o seu quebra-cabeça.

DRE é uma versão resumida dos resultados da empresa em um determinado período de tempo. O resultado (lucro ou prejuízo) é medido pelo detalhamento de receitas, custos, despesas, lucros e impostos.

Para construir esse DRE projetado você vai precisar entender bem o seu faturamento, impostos incidentes sobre seu negócio, custos de produtos vendidos, despesas operacionais como marketing e vendas e mais uma porção de coisas que podem variar ligeiramente de indústria para indústria. E em ter que construir isso você vai buscar as informações e vai compondo esse DRE. São várias etapas, parece um monstro no começo, mas se você não se intimidar pode ser bastante divertido.

O MEI é o único empreendedor que não tem obrigatoriedade de ter um DRE, ainda assim, uma versão simplificada do DRE projetado para o ano é uma boa ferramenta para planejar e cuidar da saúde do negócio. Todos os outros tipos de empresa ficam obrigadas a fazer um DRE que exige, por lei, o trabalho de um Contador. É ele quem assina o DRE oficial.

Fazer esse exercício ajuda na tomada de decisão e na redução de riscos do negócio. E tem curso online e gratuito do SEBRAE, com duração de apenas 3 horas.

3. Formalização

Para quem é MEI, a abertura em si não custa nada e o gasto com impostos é fixo e mensal, podendo variar entre R$ 50,90 e 55,90, dependendo da atividade do negócio. Para consultar a lista de atividades e outras informações, acesse o Portal do Empreendedor.

Não é necessário ter c e o processo é simples e rápido.

Para todos os outros tipos de empresa é necessário contratar um contador, e os custos variam de acordo com a atividade e o estado em que a empresa estará instalada, mas os valores de abertura variam de R$ 30 a R$ 200, além dos custos com o contador. São necessários registros junto à Prefeitura, Receita Federal, Previdência Social e dependendo do negócio, junto às entidades de classe e órgãos regulatórios. E o tempo de abertura pode variar entre 5 e 30 dias, novamente, variando de estado para estado.

SER DONO DO SEU NEGÓCIO EXIGE DEDICAÇÃO E ESTUDO

Não tem como ser empreendedor sem conhecer o básico da gestão financeira, contábil e fiscal da sua empresa. Se você é o criativo, arranje um sócio que entenda e cuide dos números da empresa. Mas lembre-se: não saber absolutamente nada sobre o tema vai deixar você sempre dependente de quem entende. Mesmo na contratação de bons contadores, que são parte de um investimento importante para não cometer erros graves, você deve ter o mínimo de conhecimento.

A boa notícia é que tem bastante conteúdo bom e gratuito na internet. Procure pelos sites mais confiáveis, leia bastante, compare, questione e cuide da saúde do seu negócio.

Boa sorte em sua jornada.

Fonte: Portal G1