CDL-VR completa 49 anos em constante evolução

Revista O Lojista - edição 166 - página 18 - 30/08/2018

Quase duas décadas de muito trabalho. A Câmara de Dirigentes Lojista de Volta Redonda (CDL-VR) completa 49 anos agora em setembro e é sinônimo de evolução. Fundada em 1969, quatro anos depois da implantação do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), inicialmente foi criada para discutir medidas de melhoria para o setor do comércio, numa época, em que o crediário, a venda no antigo carnezinho, ainda era grande parte do faturamento. Com o crescimento do comércio, a instituição não ficou parada no tempo e passou a ser o suporte da classe empresarial.
A CDL-VR criou produtos e serviços, inovou tecnologicamente, acompanhou as evoluções e as mudanças econômicas. Cada presidente teve um papel importante nesse crescimento, tornando a entidade de hoje uma das principais representantes do comércio. E, como uma entidade ativa, emprega e gera renda, seja com a contratação de funcionários ou de colaboradores nas realizações de seus eventos.

Atualmente, a CDL-VR é uma das principais certificadoras digitais do país, com convênios importantes como o recém-assinado com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-VR) para emissão de certificados para o e-jurídico. Dentre tantos convênios, mantém parceria com o Sebrae para a realização de cursos voltados para a capacitação do setor e com o Sistema de Cooperativa de Créditos (Sicoob) para oferecer taxas e serviços com preços bem abaixo dos praticados pelo mercado financeiro. A parceria com a Unimed de Volta Redonda e instituições de ensino possibilita descontos para seus associados, facilitando acesso aos planos de saúde e à educação superior.  Preocupada com a segurança da cidade, principalmente, do comércio e seus consumidores, no final de 2016, junto com outras entidades, criou o Fundo de Apoio à Segurança Pública, o Fasp, para ajudar no custeio de equipamentos e manutenção de veículos das policiais Civil e Militar.

A entidade possui uma gama de alternativas de consultas para que o lojista veja qual a melhor forma de ficar informado se o cliente está ou não apto a comprar. Com a maior e mais diversificada base de clientes em bancos de dados, o SPC PLUS, por exemplo, passa o resultado da consulta em menos de cinco segundos, sendo disponibilizado ao associado através de atendentes, por meio do Atendimento Automático (URA) ou Internet, 24 horas por dia, de domingo a domingo. Os demais serviços como o Cheque do SPC Plus e o Lig-Cheque (Serasa) trazem na consulta a relação de possíveis cheques devolvidos pelo Banco Central. Uma das mais seguras fontes de consulta de cheque, funcionando 24 horas, durante os sete dias da semana.