Aconteceu

Revista O Lojista - edição 164 - página 4 - 03/07/2018

CDL´s se reúnem com representantes da FCDL-RJ e CNDL em VR

No dia 19 de junho, as CDL’s de Volta Redonda, Angra dos Reis, Itatiaia, Porto Real e Resende, se reuniram na sede da CDL de Volta Redonda, junto com o presidente adjunto da FCDL-RJ (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas), Fabiano Gonçalves, e o vice-presidente da CNDL (Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas), Jair Gomes.

O encontro teve como objetivo tratar de assuntos em prol do crescimento econômico da região e de produtos de SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). "A iniciativa é de grande importância para o desenvolvimento do comércio, porque quando somamos forças, conseguimos avançar em diversas questões, trazer melhorias e criar projetos que possam ser desenvolvidos em conjunto", afirmou o presidente da CDL-VR, Adriano Santos..

Oficina de gastronomia do Sebrae na CDL-VR

A gastronomia esteve em alta na sede da CDL-VR. O Sebrae realizou um curso voltado para a culinária de peixes e saladas no Espaço CDL, no dia 20 de junho.
Cerca de 20 participantes aprenderam e aperfeiçoaram as técnicas com as chefs  Ro Gouvêa e Ciça Peixoto. Para participar dos próximos cursos, fique ligado na agenda do Programa Capacitar.

Não à mudança no recolhimento do ICMS

Os membros do Fórum das Entidades Representativas de Volta Redonda se reuniram, no dia 18 de junho para discutir os efeitos que a substituição tributária proposta pelo governador Luiz Fernando Pezão irá trazer às empresas da região. A reunião também contou com a presença de representantes do Codec BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa).

Segundo o Decreto nº 46.323, de 28 de maio de 2018, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) incidente sobre a prestação de serviço de transporte intermunicipal e interestadual passará a ser pago pelo contratante do serviço, quando este já for contribuinte do ICMS, em vez da empresa transportadora. Os efeitos do decreto passam a valer agora em julho.

Depois das discussões, o Fórum e o Codec BM se posicionaram contrários ao decreto, já que, entre outros motivos, o mesmo representa mais uma obrigação para o empresário. "Nós apoiamos as inúmeras entidades e organizações da sociedade civil que, a nível estadual e federal, já estão entrando com recursos baseados na inconstitucionalidade deste decreto", declarou Evandro Queiroz Glória, presidente do Fórum.

Ao fim da reunião, os representantes decidiram redigir um manifesto a ser enviado ao governo estadual, expondo as preocupações e sugestões dos empresários. "É preciso que as entidades tomem medidas e questionem o poder público acerca dos impactos negativos que esta transferência de responsabilidade pode gerar para a região", finalizou Evandro.