Empatia e cuidado como estratégia de vendas

Revista O Lojista - edição 161 - página 16 - 22/03/2018

Como aumentar as vendas no Dia das Mães? Essa é uma das perguntas mais frequentes na cabeça do comerciante. A data já possui relevância no ramo, por trazer lucros altos ao comércio e serviço, só perdendo para o Natal. Mas, em um mundo globalizado e em atualização a cada dia, quem se atenta à demanda sai na frente. Em Volta Redonda não é diferente. Os estudos de tendência, estoque e novidades começam no ano anterior. Tudo para atender o cliente da melhor forma possível.

Voltada para as mamães na moda, a boutique Para Elas e Eles se enquadra neste perfil. A empresária Flávia Resende Miranda disse que a equipe se programa com antecedência, cerca de seis meses antes, para trazer o melhor da moda. “Neste ano, vamos fazer um sorteio para as mães dos nossos clientes com uma cesta de café e um vale para utilizar aqui na loja”, contou.

Para atrair clientes, Flávia aposta em divulgação nas redes sociais Facebook e Instagram, além do cuidado em atualizar a aparência da loja e roupas. “O pantacourt e a saia midi vieram com tudo e vão ficar em 2018. As calças de linho também nunca saem de moda, as t-shirts, camisetes, pedraria e muito brilho”, adiantou quais são as roupas mais procuradas para presentear as mães.

Com aumento nas vendas já sentido em abril, em sua loja, o crescimento vai até o mês de junho. Mas o aumento sazonal chega a 30% em maio. “Nossa expectativa para as vendas são as melhores. Quando a gente consegue personalizar e tratar esse tema, nós tornamos esse momento especial. A gente consegue dar para esse dia um desconto significativo para mostrar que a loja está também presenteando”, dividiu.

MERCADO FARTO

Já os consumidores mais clássicos e tradicionais, muitas das vezes, procuram flores. Este é o cenário do Cantinho das Flores. Darcy Machado, proprietário da floricultura, disse que, diferente de outros ramos, a loja não trabalha com o estoque mensal. “Por ser um produto perecível, trabalhamos com o estoque da semana. O volume de compras da loja para vendas aumenta na semana do Dia das Mães de 50 a 60% com relação à semanas normais”, explicou.

Desse modo, o pico de vendas, propriamente dito, é na própria data e na véspera. Apesar disso, os lucros alcançados são satisfatórios. “Estamos esperando um crescimento, já que o comércio tem mostrado que está em recuperação. Eu acredito que o aumento nas vendas neste período pode chegar a 20%. As flores que mais vendem são as rosas. Mas, nos últimos anos, nós temos percebido também um aumento significativo na venda de orquídeas”, calculou o proprietário.

Com o objetivo de trazer mais clientes, o Cantinho faz uma programação especial. “No Dia das Mães, nós oferecemos um café da manhã como cortesia para recepcionar os nossos clientes. Mas, sem deixar de cuidar da aparência da loja. Visualmente, investimos em embalagens diferenciadas e também colocamos produtos variados na fachada da loja”, concluiu.

4 dicas para vender mais

Elabore kits especiais: Além de um atrativo, o cliente vai ter mais facilidade para encontrar o presente ideal.
Engaje seus clientes: Aproveite a ocasião para produzir conteúdo relevante e faça com que mais pessoas conheçam a sua marca.
Esteja preparado para trocas e devoluções: Não há nada mais desagradável do que ganhar um presente e enfrentar a maior burocracia para efetuar a troca.
Capriche nas embalagens: as embalagens personalizadas são uma forma de encantar antes mesmo da pessoa descobrir qual é o presente.