Educação Empreendedora

Revista O Lojista - edição 159 - página 22 - 19/01/2018

Ana Lúcia de Araújo Lima (*)

A cena é um auditório com quase 250 jovens do Ensino Médio de escolas estaduais da região do Médio Paraíba. Todos são alunos da disciplina Empreendedorismo durante o ano de 2017, que conheceram o tema graças a uma parceria do Sebrae/RJ com o Governo do Estado. Uma “galera” animada, como se pode imaginar, cheia de energia e ideias inovadoras. Eles se reuniram para encerrar o ano letivo da disciplina e apresentar alguns dos projetos desenvolvidos ao longo deste ano.

Ao participar desta ação do Sebrae/RJ, esses alunos estão fazendo história e podem estar mudando sua própria história de vida. No currículo da disciplina foram abordados temas como atitudes empreendedoras, características do empreendedor, educação financeira, forças e oportunidades, ambiente favorável para inovação, tipos de negócios e formalização. Ensinamentos que esses jovens vão levar para a vida, independentemente do caminho que pretendem seguir, seja como dono do próprio negócio, funcionário de empresa privada ou até mesmo como servidor público. O mais importante é que eles sejam autores da própria história, com ética, capacitação e perseverança para alcançar seus objetivos.

E o resultado não podia ser melhor. Além de despertar o espírito empreendedor, o trabalho vem incentivando alguns dos jovens a se tornarem multiplicadores, compartilhando com a família e amigos o conhecimento adquirido em sala de aula. Este trabalho é mais uma ação do Sebrae, que atua com programas na área de educação para jovens do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Superior em todo o país. Aqui na região do Médio Paraíba, esta parceria frutífera com o Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Educação, envolveu oito escolas estaduais que este ano implementaram a disciplina Empreendedorismo na grade curricular do 1º ano do Ensine Médio com horário integral. Cerca de 500 alunos foram envolvidos e oito professores capacitados pelo Sebrae/RJ nos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Resende, Rio Claro, Barra do Piraí e Valença.

Mas em todo o estado já são 37 escolas do Ensino Médio de horário integral e 250 professores capacitados na disciplina Empreendedorismo, que este ano passou a fazer parte do currículo do Ensino Médio dessas escolas.

E o trabalho está só começando. Nos próximos anos, esperamos que ele seja ampliado para outras escolas públicas e privadas e que o projeto possa envolver o maior número possível de alunos e, principalmente, contribua para desenvolver o espírito empreendedor entre os jovens. É o Sebrae trazendo um projeto estruturante  e contribuindo para o fortalecimento de uma região cada vez mais empreendedora, geradora de trabalho e economicamente sustentável.

(*) Ana Lúcia de Araújo Lima - coordenadora Regional do Sebrae/RJ, formada em Direito, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Inovação pela HSM e MBA, e Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela UFF