Paiva Supermecado comemora 50 anos de história

Revista O Lojista - edição 151 - página 20 - 05/05/2017

Nascido praticamente dentro do Açougue Paiva, o empresário Gilberto Paiva Filho, começou a trabalhar no negócio da família desde muito jovem. Em 2007, seu pai, Gilberto Paiva, decidiu vender parte da empresa para seus dois filhos, Gilberto e Gilson. Desde estão, os jovens empreendedores começaram a implantar novos projetos e logo viram a necessidade de ampliar e, no segundo ano de sociedade, começaram as obras do Paiva Supermercado, que incorporou mais três lojas vizinhas ao açougue. O Paiva Supermercado nasce, então, em 2009, com um mix completo de produtos para a família em todos os setores.

Oscar Paiva, avô dos atuais sócios, sempre trabalhou com gado de corte, em fazendas e frigoríficos. Em 1967, um comerciante dono do Açougue Brasil desistiu do ramo e negociou a loja de apenas uma porta na Rua Napoleão Laureano, na 207. Em abril do mesmo ano, ele inaugurou o Açougue Paiva. Acostumado a viajar a negócios, ele não se adaptou à rotina do comércio e levou seu filho, Gilberto Paiva, ainda adolescente, para a loja. Em pouco tempo, ele se sentiu seguro e assumiu o negócio sozinho e gerenciou o Açougue durante 40 anos. Foi quando seus dois filhos assumiram, ampliaram o negócio e criaram o Paiva Supermercado.

No dia 11 de abril deste ano, o Supermercado comemorou 50 anos de funcionamento. E para comemorar o marco e a influência que a empresa conquistou ao longo dos anos, os sócios decidiram, então, fazer um café da manhã no estabelecimento. Ao todo estiveram presentes, aproximadamente, 350 pessoas, entre familiares, funcionários e clientes.

O LOJISTA: Qual é o diferencial do Paiva Supermercado?

Gilberto Paiva: Como o Paiva Supermercado evoluiu de um açougue tradicional, nossa especialidade continua sendo a carne. Cerca de 80% de nosso corte bovino é selecionado em fazendas de toda região, que segue para o matadouro. As carnes frescas chegam duas vezes por semana. No último ano, trabalhamos fortemente também no setor de hortifruti, dobrando de tamanho e aumentando o mix de produtos. Além disso, o atendimento diferenciado dos proprietários sempre próximos aos clientes, reforça a confiança existente nesta relação.

O LOJISTA: Quais são as expectativas para o futuro?

Gilberto Paiva: Acreditamos que o Paiva Supermercado é hoje exatamente o que nos propusemos a ser, ou seja, um supermercado compacto, porém completo para atender todas as necessidades de nosso público exigente com atendimento diferenciado, qualidade e preço competitivo. Nosso próximo passo é levar esse modelo para outro bairro da cidade dentro de um ano.

O LOJISTA: Qual é o público-alvo?

Gilberto Paiva: O público do Paiva Supermercado é formado por uma clientela fiel. Assim como a empresa, que está na terceira geração, muitos de nossos clientes passaram a comprar aqui porque o avô e o pai sempre compraram. Além disso, o investimento em publicidade, principalmente, em mídias sociais trouxe um novo público.

O LOJISTA: Qual é a importância da parceria do Paiva Supermercado com a CDL-VR?

Gilberto Paiva: A participação da CDL Volta Redonda na construção de nosso crescimento foi essencial. Faço parte da diretoria há dez anos e a entidade foi uma verdadeira universidade na minha formação. Minha equipe sempre participou dos cursos e seminários desenvolvidos pela casa e, com isso, melhoramos todos os nossos processos internos.