Dia da Liberdade de Impostos será realizado em junho com gasolina vendida sem imposto

Revista O Lojista - edição 151 - página 6 - 05/05/2017

Para mostrar essa realidade à população brasileira, as CDL’s Jovens se reúnem desde 2010 para realizar o DLI, o Dia da Liberdade de Impostos. Em Volta Redonda, a ação será no dia 1° de junho, em parceria com um posto de gasolina ainda não definido, que vai oferecer gasolina sem taxas de impostos durante todo o dia. A litragem máxima de abastecimento por carro é de 20 litros. O objetivo é mostrar isso à população, quanto se paga de impostos.

Para Gilberto Paiva, atual presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, o DLI é uma das ações mais importantes do calendário da CDL Jovem. “Nós temos bastante retorno com essa ação, pois gera muita mídia espontânea em todos os veículos do país. Podemos dizer que, com todos esses acontecimentos políticos dos últimos anos, hoje, o brasileiro está muito mais instruído e consciente do que a tempos atrás, e que o DLI contribuiu muito nesse aprendizado”, contou.

Quanto você paga em impostos?

O imposto no Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a aproximadamente 37% do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar de a população sempre pagar impostos federais, estaduais e municipais, muitos brasileiros ainda não têm noção do quanto gastam. Impostos são valores pagos em moeda nacional por pessoas físicas e jurídicas sobre a renda e patrimônios.

Todo o valor é arrecadado pelos governos municipal, estadual e federal. O objetivo da arrecadação é custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura e salários de funcionários públicos, entre outros. Além disso, o dinheiro arrecadado também é direcionado para investimentos em obras públicas.

Atualmente, os impostos cobrados podem representar até mais de 80% do preço de um produto. Em 1996, por exemplo, os trabalhadores do Brasil levaram cem dias por ano para pagar os impostos. No último balaço feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o IBPT, em 2016, o brasileiro trabalhou 153 dias, ou seja, cinco meses e um dia, somente para pagar tributos. O Brasil está em 8° lugar no ranking dos países que mais trabalham.